Reunião Técnica Estadual sobre Plantas Biotivas acontece na próxima semana em Santa Cruz do Sul

Serão realizadas mais de dez oficinas nos dois primeiros dias do evento, que abordarão assuntos como o controle de doenças e insetos com plantas bioativas na produção orgânica agroecológica

Foto: Emater/RS-Ascar

Tem início na próxima terça-feira (17/09), no Auditório Central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), em Santa Cruz do Sul, a 13ª Reunião Técnica Estadual sobre Plantas Bioativas e o 1º Congresso Sul Brasileiro de Plantas Bioativas. O evento, que tem como tema “Ciência, saberes e práticas tradicionais em Plantas Bioativas”, visa reunir cerca de 850 pessoas para debater sobre o tema das plantas bioativas, buscando o fortalecimento da cadeia produtiva, bem como da rede de entidades envolvidas, aproximando todas as etapas da produção e oportunizando a troca de experiências, qualificação técnica, atualização, motivação, fortalecimento de parcerias e promoção de ações integradas.

Em cada dia do evento será trabalhado um eixo temático por meio de palestras, relatos de experiências e debates. No primeiro dia (17/09), o foco será “Homeopatia e Fitoterapia: princípios e potencialidades”. “As Plantas Medicinais na saúde pública” é o eixo apresentado no segundo dia do evento (18/09) e, na quinta-feira (19/09), encerrando as atividades, será destaque “Meio Ambiente, Biodiversidade e Sustentabilidade a partir das Plantas Bioativas”.

“Esse é um evento diverso e esperamos que, por meio dos eixos temáticos, ele possa abranger uma boa quantidade de público sobre as perspectivas do que esperamos para a prática do uso das plantas bioativas no futuro, tanto de trabalho, pesquisa e sobre o seu uso. Também será abordada a legislação e as experiências no uso das plantas na saúde humana e nos sistemas de produção agrícola e pecuário”, explica o engenheiro agrônomo e extensionista rural da Emater/RS-Ascar, José Claudio Secchi Motta.

A programação conta ainda com oficinas sobre diferentes temas. Serão realizadas mais de dez oficinas nos dois primeiros dias do evento, que abordarão assuntos como o controle de doenças e insetos com plantas bioativas na produção orgânica agroecológica, uso e manejo correto de plantas medicinais, florais, mandalas, compostagem, extração e análise de óleos essenciais, sabonete medicinal, entre outros. As inscrições para as oficinas são realizadas na recepção do evento.

No Espaço do Cuidado serão disponibilizadas práticas como atendimento homeopático, reflexologia podal, quick massagem, maquiagem, cristal terapia, aromaterapia, auriculoterapia, drenagem linfática, reflexologia com aromaterapia e terapias faciais como hidratação, limpeza de pele, mascara de argila e peeling de diamantes.

Interessados em participar do evento podem realizar as inscrições por meio do link: https://www.unisc.br/site/plantas-bioativas/, no valor de R$ 50,00, até o dia 17/09. Na inscrição estão inclusos o certificado de participação no evento e materiais de apoio para os três dias.

A 13ª Reunião Técnica Estadual sobre Plantas Bioativas e o 1º Congresso Sul Brasileiro de Plantas Bioativas são promovidos pela Emater/RS-Ascar, Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Unisc e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Serviço:

O que: 13ª Reunião Técnica Estadual sobre Plantas Bioativas e 1º Congresso Sul Brasileiro de Plantas Bioativas

Quando: 17 a 19 de setembro de 2019

Onde: Auditório Central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) – Av. Independência, nº 2293 – Bairro Universitário, Santa Cruz do Sul/RS

Horário: 8h

Fonte: Emater/RS-Ascar – Regional de Soledade