Doenças de importância na suinocultura em pauta no RS

Além da Peste Suína Clássica e Africana, enfermidades como Síndrome Respiratória e Reprodutiva Suína e doenças vesiculares, como Febre Aftosa e Sêneca Vírus também serão abordadas.

Foto: Thais D'Avila

O avanço da Peste Suína Africana na Ásia e Europa, os casos de Peste Suína Clássica no Nordeste Brasileiro e o intenso trânsito internacional de pessoas e mercadorias motivaram uma série nacional de eventos para alertar e capacitar técnicos e produtores da suinocultura. O Workshop sobre Doenças Virais de Importância na Produção de Suínos é uma promoção da Associação Brasileira de Criadores de Suínos e outras entidades e conta com o apoio do Fundesa nas duas edições gaúchas. Ao todo são 14 eventos espalhados pelo país, com o objetivo de esclarecer sobre as principais enfermidades que atingem o rebanho suíno nacional.

Como palestrante dos eventos foi convidada a pós-doutora em Medicina Veterinária Preventiva e consultora em saúde animal, Masaio Mizuno Ishisuka. Além da Peste Suína Clássica e Africana, enfermidades como Síndrome Respiratória e Reprodutiva Suína e doenças vesiculares, como Febre Aftosa e Sêneca Vírus também serão abordadas.

A primeira edição gaúcha será em Porto Alegre na próxima segunda-feira (16), no auditório do Ministério da Agricultura. Já o segundo evento deverá acontecer em Passo Fundo, na quarta-feira (18), na Faculdade de Medicina Veterinária da UPF. O evento já passou pelo Mato Grosso do Sul, Brasília, Ceará, Goiás, São Paulo, Espirito Santo, Paraná e Santa Catarina. Depois do Rio Grande do Sul ainda vai à Bahia, Mato Grosso e Minas Gerais.