Governo gaúcho reduz contrato com Fipe e volta a produzir pesquisa do PIB com IBGE

Levantamento do PIB será retomado em outubro e trará informações mais precisas sobre a economia do estado

Assinatura de convênio foi realizada pela secretária do Planejamento, Leany Lemos | Foto: Gustavo Chagas/Rádio Guaíba

O governo do Estado está reestruturando o setor responsável pelas pesquisas econômicas e demográficas do Rio Grande do Sul. Com a extinção da Fundação de Economia e Estatística (FEE) no mandato de José Ivo Sartori, os dados passaram a ser levantados pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Atualmente, a Secretaria do Planejamento incorporou parte da estrutura da antiga FEE em um departamento. No mês de outubro, o órgão vai retomar a pesquisa do Produto Interno Bruto (PIB) em parceria com o IBGE.

A secretária do Planejamento defendeu a qualidade da pesquisa feita pelos técnicos da antiga FEE. Leany Lemos ainda ressaltou que o funcionamento do órgão não depende de seu formato jurídico. “A gente tem pesquisadores de muito boa qualidade, que conhecem o Estado, que têm histórico e que têm memória”, afirmou. “O formato disso, para o futuro, no momento, não está em discussão”, completou a secretária.

A pesquisa do PIB com base em dados do IBGE foi defendida por fornecer dados com mais profundidade sobre a economia. Além disso, a medida vai permitir a comparação dos resultados do Rio Grande do Sul com os de outros estados do país, o que não era possível com a Fipe. A retomada foi comemorada pelo economista Juarez Meneghetti, da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo. “A gente precisa, com toda esta crise, ter indicadores confiáveis”, afirmou.

O convênio com o IBGE foi assinado nesta sexta-feira e vai valer até 2023, sem custos ao Estado. Em paralelo, o governo reduziu as atividades contratadas com a Fipe, resultando numa economia de R$ 780 mil por ano.