EPTC implantará mais 22 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus em Porto Alegre

Com os novos espaços, cidade contará com 38,5 quilômetros de faixa exclusiva para o transporte coletivo

Avenida Ipiranga vai contar dois novos trechos de faixa exclusiva para ônibus. Foto: EPTC/PMPA

Nos próximos seis meses, a Prefeitura de Porto Alegre, através da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), vai implantar 16 novos pontos de faixa exclusiva para ônibus na Capital. A medida, anunciada na manhã desta sexta feira, faz parte do projeto de priorização do transporte coletivo e visa dar mais agilidade nas viagens, diminuir o tempo de deslocamento dos usuários e atrair novos passageiros.

De acordo com o secretário extraordinário de Mobilidade Urbana de Porto Alegre, Rodrigo Mata Tortoriello, as medidas anunciadas buscam melhorar a circulação dos coletivos e atrair novos e antigos usuários do transporte coletivo. “Essas medidas de priorização, maior informação e mais credibilidade ao sistema visam trazer o cliente de volta. A gente perdeu o cliente para os aplicativos e agora estamos tentando trazer essas pessoas de volta dando mais confiabilidade e melhorando a qualidade do deslocamento”, afirma.

Serão implantados 22,2 quilômetros de faixa exclusiva para ônibus. Conforme estudo da EPTC, 154 linhas urbanas e cerca de 450 mil usuários serão beneficiados. Atualmente, a cidade conta com 16,5 km de faixa exclusiva. O executivo municipal calcula investimento de cerca de R$ 800 mil na instalação de placas e pintura da sinalização. O primeiro local a receber a nova sinalização será a avenida Independência. Os horários de funcionamento da faixa exclusiva são diferenciados de acordo com o trecho e serão informados com a devida sinalização no local.

O túnel da Conceição, na região central da cidade, receberá implantação da faixa exclusiva para ônibus nos dois sentidos. No sentido bairro/centro, a faixa será instalada na pista central do túnel. Já no sentido contrário, centro/bairro, a pista delimitada para uso dos coletivos será na pista a esquerda para facilitar o acesso dos ônibus a avenida Osvaldo Aranha. No trecho do Túnel da Conceição, a pista exclusiva funcionará de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h.

A faixa exclusiva para uso do transporte coletivo já existe nas avenidas Cristóvão Colombo, Júlio de Castilhos, Independência, Voluntários da Pátria, Cavalhada, Nonoai, Brasil, Bento Gonçalves, Assis Brasil, Icaraí, trecho da Ipiranga e Rua da Conceição junto à Rodoviária.

Serão implantadas faixas exclusivas para ônibus até março de 2020 nos seguintes locais:

Independência: 1.150 metros
Mostardeiro: 500 metros
Goethe: 400 metros
Conceição – sentido bairro/centro: 930 metros
Conceição – sentido centro/bairro: 800 metros
Mauá: 700 metros
João Goulart: 700 metros
Loureiro da Silva – sentido túnel: 2200 metros
Paulo Gama / Engenheiro Luiz Englert: 500 metros
Siqueira Campos: 930 metros
Ipiranga II – Sentido bairro/centro (Antônio de Carvalho até a Barão do Amazonas): 4.500 metros
Ipiranga III – Sentido bairro/centro (Barão do Amazonas até a João Pessoa): 3.150 metros
Silva Só: 580 metros
Azenha: 750 metros
24 de Outubro: 2.400 metros
Plínio Brasil Milano – sentido bairro/centro: 2.100 metros