Roteiro do Linha Turismo celebra estreia do filme Legalidade

Longa-metragem está sendo exibido na Cinemateca Paulo Amorim

Foto: Joel Vargas/PMPA

Nesta quinta-feira, o ônibus panorâmico do Linha Turismo da Capital deixará seu percurso tradicional para embarcar em um verdadeiro passeio pela história do Brasil. O Tour Legalidade celebrará a estreia nacional do longa-metragem Legalidade, do diretor Zeca Brito, fazendo paradas com visitas guiadas pelas duas principais locações utilizadas durante as filmagens em Porto Alegre: o Paço Municipal e o Palácio Piratini. A partida está marcada para as 14h e o ponto final será a Casa de Cultura Mario Quintana, onde os passageiros poderão assistir ao filme na Cinemateca Paulo Amorim com 50% de desconto. Em caso de chuva, o passeio será cancelado.

Orientado por um guia de turismo, o tour destacará as locações utilizadas no filme para recontar a história da Legalidade, movimento liderado pelo então governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, para assegurar a posse do vice-presidente João Goulart, o Jango, após a renúncia do presidente Jânio Quadros, em 25 de agosto de 1961. O longa recebeu os prêmios de melhor direção, direção de arte e fotografia no 42° Festival Guarnicê de Cinema, em São Luis, no Maranhão. O elenco conta com Cleo Pires, Fernando Alves Pinto e Leonardo Machado (interpretando Brizola).

O diretor do filme, Zeca Brito, relata que Porto Alegre tem uma vocação comprovada na tradição narrativa, com grandes autores e grandes histórias. A produção audiovisual, hoje, é uma realidade na cidade, gerando empregos e fomentando o turismo. “Nosso filme só foi possível graças a esse entendimento de que o audiovisual é um caminho seguro para o desenvolvimento humano, econômico e social. Agradecemos essa parceria e desejamos um ótimo passeio para todos”, explica Brito.

Passeio dará desconto no ingresso para o filme – O ticket para embarcar no Tour Legalidade custa R$ 30 e pode ser adquirido na Travessa do Carmo, 84. A aquisição do tour também dá direito a um desconto de 50% no ingresso para ver qualquer sessão do filme Legalidade na Cinemateca Paulo Amorim – basta apresentar o ticket na bilheteria. Mais informações sobre o roteiro podem ser obtidas no telefone (51) 3289-6765.