Trabalhadores dos Correios estão em greve no RS

Categoria vai se reunir na sede da empresa, na Siqueira Campos, em Porto Alegre

Foto: Guilherme Kepler / Rádio Guaíba

Os trabalhadores dos Correios no Rio Grande do Sul deflagraram greve, na noite desta terça-feira. A paralisação é por tempo indeterminado. Segundo o Sindicato, a categoria vai se reunir, a partir das 10h30, em frente à sede da empresa, na rua Siqueira Campos, no Centro de Porto Alegre.

Segundo os dirigentes sindicais, a greve é uma resposta à postura da empresa que se retirou da negociação salarial e não aceitou a mediação no Tribunal Superior do Trabalho (TST). Também é contra o desmonte do acordo coletivo, a tentativa dos Correios de retirar diversos itens do acordo e, principalmente, contra a privatização da empresa.

No Rio Grande do Sul, segundo o sindicato, a adesão é de 80% no setor de distribuição e entregas. Já nos atendimentos realizados nas agências ainda não há um balanço.

A Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (Findect) diz que “a direção dos Correios e o governo querem reduzir radicalmente salários e benefícios para diminuir custos e privatizar os Correios”. A oferta de reposição salarial foi de 0,8%, bem abaixo da inflação de 3,79% do período, redução em vale-alimentação e adicional noturno, além de aumento do percentual de compartilhamento no plano de saúde

*Com informações da repórter Samantha Klein.