Sob silêncio do governo, Lara defende uso de verba de ações do Banrisul para pagar folha

Presidente da Assembleia sugeriu medida durante encontro com governador em exercício

Lara (D) fez sugestão ao governador em exercício, Ranolfo Vieira Júnior (C) e à secretária Leany Lemos | Foto: Michael Frantzeski/ALRS

O destino do dinheiro oriundo da venda de ações do Banrisul é incerto e o governo do Estado não comenta o assunto. O Palácio Piratini justifica o silêncio, dizendo que as regras do mercado financeiro impõem sigilo sobre a operação. Nesta quarta-feira, o presidente da Assembleia Legislativa fez uma sugestão à cúpula do Executivo referente ao tema.

O deputado Luís Augusto Lara (PTB) defendeu que a folha salarial dos servidores públicos seja colocada em dia com a verba da venda de ações. A declaração foi dada no ato de entrega da Lei Orçamentária Anual no Legislativo. “Vou trabalhar junto ao governo e aos demais poderes para que se tenha o convencimento da sociedade da importância de nós fazermos a quitação dessa folha com as ações do Banrisul”, afirmou Lara.

A venda das ações do Banrisul poderia render, aproximadamente, R$ 2,2 bilhões do Estado. A folha salarial de agosto, por exemplo, chegou a R$ 1,66 bilhão.

Os três representantes do governo que estavam no local evitaram comentar a proposta de Lara. O governador em exercício, Ranolfo Vieira Júnior, ressaltou o sigilo da operação. “Por absoluta vedação legal e por entendimento legal, não faço qualquer manifestação em relação ao Banrisul”, afirmou.

A mesma linha foi seguida pela secretária Leany Lemos, do Planejamento. “Aquilo que for melhor para o Estado vai ser realizado, não acho que tem que ser um ‘estica e puxa’ de opiniões”, afirmou. Questionada se, sem o dinheiro do Banrisul, será possível quitar os salários em 2019, Leany respondeu que o governo faz um esforço para garantir o cumprimento da promessa. “A gente vai tentando melhorar o fluxo de caixa”, afirmou a titular da pasta do Planejamento.

Audiência pública

A Assembleia Legislativa convocou uma nova audiência pública para debater o tema. Os deputados Sebastião Melo (MDB) e Fábio Ostermann (Novo) já haviam realizado um encontro sobre a venda de ações do Banrisul. No entanto, o governo não enviou nenhum representante. Ao ser perguntado se o Executivo deve participar da audiência, que ainda não tem data para ser realizada, o secretário-chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, repetiu o discurso oficial. “Qualquer comunicação hoje é através de fato relevante do Banrisul”, explicou.

O requerimento para a realização de audiência foi aprovado na Comissão de Economia da Assembleia. Dez deputados votaram a favor da medida. O único voto contrário foi do deputado Pedro Pereira (PSDB).