Servidores da Procempa entram em greve por tempo indeterminado em Porto Alegre

As reivindicações da categoria dizem respeito a reposição das perdas com a inflação (IPCA) e a manutenção do acordo coletivo

Foto: Sindppd/RS / Divulgação

Os trabalhadores da Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa) entraram em greve por tempo indeterminado na manhã desta terça-feira. A paralisação acontece em meio à campanha salarial dos servidores que alegam estar há três anos consecutivos sem, ao menos, a reposição da inflação.

Conforme o Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados (Sindppd/RS), a pauta de reivindicações foi entregue à Procempa no final de março. O pleito da categoria diz respeito à reposição das perdas com a inflação (IPCA) e a manutenção do acordo coletivo. A empresa deu uma resposta ao sindicato no mês de agosto quando confirmou o reajuste zero.

De acordo com a diretora do sindicato, Vera Guasso, o prejuízo da categoria no período é de aproximadamente 13% no acumulado dos últimos três anos. Um piquete da greve foi montado na entrada da sede da Procempa, no bairro Azenha. “Começamos hoje uma greve forte, com mais de 75% de adesão e sem término. Estamos pedindo a manutenção do acordo coletivo e reajuste salarial. São três anos que os trabalhadores não têm reposição no salário. Já temos 13% de perdas entre 2017 e agora”, afirma a diretora.

Antes de iniciar a paralisação, servidores organizaram diversas mobilizações no mês passado com a intenção de negociar com a Procempa. Na última quinta-feira, uma mediação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) foi realizada, mas encerrou sem avanços.

A Procempa é a empresa de TI (Tecnologia da Informação) da prefeitura de Porto Alegre. A empresa pública tem cerca de 300 funcionários e é responsável pela manutenção e desenvolvimento de sites de secretarias e órgãos públicos municipais e de sistemas importantes, como a rede dos postos e unidades de saúde, arrecadação municipal (Secretaria da Fazenda) e sistema das câmeras de monitoramento e de vigilância da cidade (CEIC – Centro Integrado de Comando da cidade).

Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da Procempa informou que a empresa está acompanhando a greve. No início da noite, a Prefeitura divulgou uma nota comentando a paralisação:

Nota de esclarecimento

A Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa) repudia a greve deflagrada na manhã desta terça-feira, 10. A empresa esclarece que sempre esteve aberta ao diálogo e adotou todas as providências necessárias para a negociação. Desde o início das discussões, a direção mantém reuniões com o Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados (Sindppd/RS), inclusive participando de mediação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

A empresa está à disposição dos seus clientes para esclarecimentos e trabalha para evitar prejuízos aos serviços prestados. A Procempa não medirá esforços para manter as atividades desempenhadas.

*Atualizada, às 19h30min, para incluir a nota da Prefeitura