Manifesto contra privatização do Serpro e Dataprev é realizado em Porto Alegre

Estatais constam em lista do Programa de Parcerias de Investimentos divulgada pelo governo federal no mês passado

Trabalhadores do Serpro e da Dataprev vinculados ao Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados (Sindppd/RS) realizaram no final da manhã desta segunda-feira um manifesto contra a privatização das duas empresas públicas federais. Além de servidores, alguns parlamentares e integrantes de centrais sindicais reuniram-se em frente à sede da regional Serpro, no bairro Praia de Belas, em Porto Alegre.

Em 21 de agosto, o governo Bolsonaro anunciou a inserção de 17 estatais e empresas federais no PPI (Programa de Parcerias de Investimentos) do governo federal. Nesta lista, estão o Serpro e a Dataprev, juntamente com os Correios, Trensurb, entre outras empresas.

Segundo o sindicato, privatizar as duas estatais coloca em risco milhares de informações pessoais e de dados da população brasileira, colocando nas mãos de empresas privadas boa parte do funcionamento e da arrecadação financeira do Estado brasileiro. Ainda segundo a entidade, privatizar as estatais vai onerar ainda mais os cofres públicos, pois os serviços prestados pelas duas empresas têm custo/benefício de valor mais baixo que o cobrado pela iniciativa privada de Tecnologia da Informação.

O Serpro e a Dataprev são empresas federais com cerca de 13 mil funcionários em todo o país e respondem por serviços importantes da Receita Federal, da Previdência Social e do governo federal. No Rio Grande do Sul, as duas empresas empregam em torno de 600 trabalhadores.