Mais de metade dos piquetes do Acampamento Farroupilha já teve PCCI regularizado

Segundo dia de vistoria pelos Bombeiros espera que 80 estruturas façam ajustes

Foto: Ricardo Giusti/CP

O 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1º BBM) efetuou, nesta quinta-feira, a primeira parte da vistoria do Acampamento Farroupilha, localizado no Parque da Harmonia, em Porto Alegre. A aprovação dos Planos de Prevenção e Proteção contra Incêndio (PPCI), segundo o chefe da Divisão de Prevenção de Incêndios do 1º BBM, major Ederson Lunardi, abrange duas fases: análise de projeto e vistoria. Dos 240 piquetes analisados, apenas 130 galpões foram aprovados nesta quinta-feira. Cerca de 80 piquetes reprovados precisarão sofrer ajustes para a segunda vistoria. A análise dos galpões contou com 40 militares.

Nesta sexta, a partir das 7h, os bombeiros devem retornar ao local para dar continuidade à inspeção e verificar se piquetes, área de alimentação e estandes de comércio e artesanato cumprem as exigências para a obtenção do PPCI. Com isso, os locais seguem formalmente sem liberação para uso. “Provavelmente (a inspeção) vai se estender durante todo o dia amanhã (sexta-feira)”, observa.

Como a previsão inicial de concluir a vistoria até quinta-feira não se confirmou, os bombeiros vão intensificar os trabalhos nesta sexta para que o Acampamento Farroupilha seja aberto no sábado. Entre as medidas de segurança que devem ser adotadas estão rede elétrica e geradores, gás de cozinha, extintores de incêndio, sinalização e luz de emergência.

Estacionamento

Já o estacionamento da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) no Acampamento Farroupilha funciona a partir das 20h desta sexta. Com espaço para 800 veículos, a área localizada na rua Otávio Francisco Caruso da Rocha fica disponível até o dia 22 de setembro.

A tarifa para carros é de R$ 25 e, para motos, de R$ 10. O estacionamento fica aberto de sexta-feira a domingo, das 9h às 23h30min.

O Acampamento recebe visitantes até 22 de setembro.