Decreto de Marchezan autoriza Guarda Municipal a usar mais de 50 calibres de armas de fogo

De acordo com a Prefeitura, 222 dos 413 agentes na ativa possuem habilitação para manusear armas de fogo

Foto: Joel Vargas / PMPA

Decreto da Prefeitura de Porto Alegre, publicado nesta quarta-feira no Diário Oficial do município, aumentou de dois para 52 o número de calibres cujo uso é autorizado pela Guarda Municipal. Dentre os armamentos agora liberados para uso dos agentes está a espingarda calibre .12, de uso recorrente pela Brigada Militar.

De acordo com a Prefeitura, 222 dos 413 agentes na ativa possuem habilitação para manusear armas de fogo. O objetivo, segundo o Executivo, é ampliar o número de guardas com porte. Para ter a habilitação, os guardas recebem curso específico de capacitação psicológica e são submetidos a treinamento anual de reciclagem.

O prefeito Nelson Marchezan Jr comentou que a medida vai melhorar a atuação dos agentes no trabalho. A opinião é respaldada pelo comandante da Guarda Municipal, Marcelo Nascimento.

Anteriormente, a legislação municipal restringia o uso a apenas dois calibres (.38 e .380).

Atualmente, a Guarda Municipal é dividida em 10 áreas de atuação, compostas de efetivos fixos, móveis e quadro de chefia. Além de prestar apoio a órgãos vinculados à Prefeitura, a tropa também é responsável pela vigilância móvel e monitoramento do disque-pichação, dentre outras ações.