Bolsonaro nomeia Ricardo Braga como secretário especial de Cultura

José Henrique Medeiros Pires pediu exoneração do cargo em 22 de agosto

O presidente Jair Bolsonaro nomeou Ricardo Braga para o cargo de secretário especial da Cultura do Ministério da Cidadania. O decreto com a nomeação aparece em edição extra do Diário Oficial da União. O Planalto não detalhou o currículo, o perfil ou as qualificações de Braga, até a noite desta quarta.

No dia 22 de agosto, o então secretário de Cultura, José Henrique Medeiros Pires, pediu exoneração do cargo. Pires deixou o posto após o governo suspender por 180 dias o edital para financiamento de obras com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). Obras com temática LGBT concorriam a verbas do edital, o que Bolsonaro criticou.

Pires afirmou, em entrevistas, que a suspensão se tornou a “gota d’água” e que pediu exoneração, apesar de o ministro da Cidadania, Osmar Terra, ter reivindicado a autoria do pedido de demissão. O ministério, na ocasião, disse que Pires não vinha desempenhando as políticas propostas pela Pasta.

Desde 22 de agosto, a secretaria de Cultura permanecia sob comando do secretário-adjunto e secretário de Fomento e Incentivo à Cultura, José Paulo Soares Martins.