Pesquisa revela vitória de Fernández em 1º turno na Argentina

Candidato peronista aparece com 55,1% das intenções de voto

Foto: Divulgação/Facebook

O candidato peronista Alberto Fernández lidera as intenções de voto para a eleição a presidente da Argentina, mostra pesquisa elaborada pela consultoria Federico González y Asociados, divulgada nesta terça-feira. O atual chefe da Casa Rosada, Mauricio Macri, aparece em um segundo, mas sem chances de chegar a um segundo turno.

Fernández, que concorre tendo como vice a ex-presidente Cristina Kirchner, soma 55,1% das intenções de voto – 22,6 pontos porcentuais acima da chapa Macri-Miguel Pichetto (32,5%).

O peronista dissidente Roberto Lavagna vem em terceiro, com 6,1%, tecnicamente empatado com o esquerdista Micolás del Caño (3%). Na sequência, aparecem o ex-militar Juan Gómez Centurión (1,9%) e o liberal José Espert (1,4%).

Para vencer a eleição em primeiro turno, em 27 de outubro, o primeiro colocado precisa de 45% dos votos ou de mais de 40% desde que 10 pontos porcentuais acima do segundo.

O estudo, publicado no Brasil pelo jornal O Estado de S.Paulo, aplicou 1,4 mil questionários, de forma presencial e pelo telefone, entre 28 e 31 de agosto. A margem de erro é de 2,7 pontos porcentuais e o intervalo de confiança de 95,5%.

O levantamento mediu ainda a percepção dos argentinos sobre a responsabilidade pela crise atual. Macri é apontado como o responsável pela maioria dos entrevistados (53,2%); seguido de Fernández (com 14,9% das citações).