A Prefeitura de Panambi, no Noroeste gaúcho, decretou situação de emergência, nesta segunda-feira, em razão da chuva de granizo que danificou cerca de 2 mil casas, no fim de semana. De acordo com o prefeito Daniel Hinnah, desde a madrugada de sábado a prefeitura recebeu centenas de pedidos de auxílio e, hoje, mais cerca de 200 famílias buscaram assistência para substituir telhas, danificadas pelas pedras de gelo.
Além das casas, o granizo atingiu prédios públicos, empresas e mais de 20 escolas da rede municipal. Alunos de nove delas não tiveram aulas, hoje. As atividades voltarão ao normal nesta terça.
Ainda segundo o levantamento da Administração Municipal e Defesa Civil, seis das 12 unidades da Estratégia Saúde da Família (ESFs) ligadas à Secretaria Municipal de Saúde tiveram prejuízo importante. Estruturas usadas pela Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e o Museu do Parque Municipal Rudolfo Arno Goldhardt também sofreram avarias, conforme o prefeito, que espera o reconhecimento do decreto pelo governo estadual.
Nesta segunda-feira, foram avaliados os danos em lavouras da região. Conforme Hinnah, as famílias não registraram prejuízos de monta. Além disso, nenhum morador ficou desalojado em função da tempestade.