Habeas corpus da defesa de Lula pode ser julgado na terça-feira

Cabe à presidente da Segunda Turma, Cármen Lúcia, pautar o recurso

Foto: Facebook / Divulgação / CP

A defesa do ex-presidente Lula, preso em Curitiba desde abril de 2018, impetrou mais um pedido de habeas corpus, nesta quarta-feira, junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) e espera que o julgamento ocorra já na terça-feira, 3 de setembro.

O advogado de Lula, Cristiano Zanin, esteve com o ministro Edson Fachin, na tarde desta quarta, para pedir pessoalmente que o ministro inclua o pedido de HC já na próxima sessão da Segunda Turma.

Esse novo pedido protocolado toma por base a decisão da última terça-feira, em que a turma anulou a primeira sentença de Moro contra o ex-presidente do Banco do Brasil e da Petrobras, Aldemir Bendine.

Cabe à presidente da Turma, Cármen Lúcia, pautar o HC.

Nas mãos de Cármen Lúcia, também vai estar o pedido de Gilmar Mendes, para que todos os pedidos de liberdade do ex-presidente sejam pautados em conjunto, incluindo o de suspeição contra Sérgio Moro, que deve ser devolvido a ela.

Depois da mudança de entendimento de Cármen Lúcia no julgamento de Bendine, a aposta é que o placar na turma pode ser de 4 a 1 pela liberdade. Em função disso, o ideal para a defesa de Lula seja esperar a volta da licença médica do ministro Celso de Mello, um voto esperado a favor do habeas corpus, além dos de Mendes, Ricardo Lewandowski e agora Cármem Lúcia, deixando Fachin isolado.

Leia mais:

Com base em caso Bendine, Lula pede ao STF anulação de três ações

Fachin manda ação penal de Lula voltar para fase de alegações