Iniciada obra de macrodrenagem do arroio Areia, na zona Norte de Porto Alegre

Trabalho consiste em instalação de rede nova, da avenida Plínio Brasil Milano até as proximidades da viela Santo André

Foto: Guilherme Testa/CP

A Prefeitura de Porto Alegre deu início, nesta segunda-feira, a mais uma obra de macrodrenagem do arroio Areia, na zona Norte de Porto Alegre. Chamada do “F1” pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim), o trabalho prevê a instalação de uma rede nova de drenagem, a partir da avenida Plínio Brasil Milano, seguindo pelas ruas Cacequi e Veranópolis, até as proximidades da viela Santo André.

Durante a manhã, o prefeito Nelson Marchezan Júnior, na companhia dos secretários Marcelo Gazen (Smim) e dos Serviços Urbanos, Ramiro Rosário, do diretor-presidente da EPTC, Fábio Berwanger e de representantes da empresa responsável pelos serviços, acompanhou o início dos serviços no viaduto Obirici, na avenida Assis Brasil.

Conforme o prefeito, essa é uma obra longa, mas que vai beneficiar cerca de 250 mil a 300 mil pessoas, atingidas por alagamentos na região. “Depois que ela estiver pronta a comunidade vai esquecer da prefeitura na questão relacionada aos alagamentos”, destacou. Marchezan lembrou ser necessária a recuperação de estruturas de escoamento que possuem mais de 60 anos de uso.

Segundo Marcelo Gazen, o sistema de macrodrenagem do arroio Areia é uma das obras mais importantes da cidade, com investimento previsto de R$ 107,2 milhões, em verba federal. “São 26 intervenções de obras lineares, de construção de reservatórios e casas de bombas. Os trabalhos estarão finalizados em agosto de 2022 e vai melhorar a parte de alagamentos e drenagem em 14 bairros da zona Norte”, disse.

As obras foram iniciadas em junho de 2018, com a construção de um reservatório em concreto, com capacidade de armazenamento de 7,6 mil metros quadrados, na Praça Doutor Luis Francisco Guerra Blessman, no bairro Três Figueiras. Essa primeira obra está com a parte de drenagem concluída e o reservatório em funcionamento. A obra da Plínio é a quarta a entrar em operação.

Trânsito muda 

Em razão das obras, a região do bairro Passo d’Areia, na zona Norte de Porto Alegre, sofreu alterações no trânsito. A principal mudança ocorreu na avenida Plínio Brasil Milano, no trecho entre o viaduto Obirici e o número 2402, sentido bairro/Centro, bloqueado e com trânsito direcionado para duas faixas no contrafluxo do sentido oposto, com acessos no canteiro central. As ruas Cacequi, Sobradinho e Gustavo Moritz estarão liberadas apenas para acesso local, com passagem protegida para pedestres.

Os motoristas que trafegarem pela avenida Plínio Brasil Milano no sentido Centro/bairro poderão utilizar a faixa da direita compartilhada com o transporte coletivo, mas serão orientados a desviar pela rótula da rua José da Silva para acessar a avenida Assis Brasil pela avenida Grécia ou pelas ruas Jary e Bezerra de Menezes.

Com exceção da linha de ônibus 608 IAPI, que teve o terminal transferido para a rua Jary, as demais linhas de transporte público não sofrerão alterações no trecho. Os bloqueios ocorrerão em etapas, para que haja o menor impacto possível. Conforme o avanço das obras, podem ser feitos ajustes.