Deriva Zero: Senar-RS promove oficinas na 42ª Expointer

Foto: EBC

A fim de levar mais conhecimento para os produtores, o Senar-RS realizará oficinas gratuitas com o tema Deriva Zero durante a 42ª Expointer, que ocorre de 24/8 a 1º/9. As atividades, que acontecerão no espaço do Senar-RS no Pavilhão Internacional, integram o programa criado para levar informação aos produtores sobre a aplicação correta de defensivos agrícolas e minimizar as consequências da deriva. O problema surge quando partículas de agrotóxico são dispersadas pelo vento ou através da evaporação e atingem áreas fora do alvo da aplicação, causando prejuízos econômicos e ambientais, e geralmente é causado por erros cometidos na escolha dos equipamentos ou pulverização sob condições meteorológicas inadequadas.

Diariamente, serão oito oficinas sobre o tema com objetivo de transmitir informação e discutir inovações disponíveis para o produtor. Os visitantes poderão ver na prática, através de um simulador, a diferença que faz escolher a ponta correta para aplicar o produto de acordo com as condições meteorológicas presentes com a ajuda de um túnel de vento. Técnicos explicarão os fatores essenciais ligados à tecnologia de aplicação, que são explorados em profundidade em um curso que está no catálogo do SENAR-RS. Entre eles, estão a umidade do ar, temperatura, vento, tamanho da gota, escolha dos bicos, regulagem das máquinas e propriedades físico-químicas do produto.

Em julho, a instrução normativa SEAPDR n° 06/2019 estabeleceu a criação de um Cadastro
Estadual de Aplicadores de Agrotóxico. O cadastro é concedido mediante a comprovação de
participação em cursos, como o Deriva Zero, e é exigido para a aplicação de agrotóxicos hormonais inicialmente para 23 municípios (Alpestre, Bagé, Cacique Doble, Candiota, Dom Pedrito, Encruzilhada do Sul, Ipê, Jaguari, Jari, Lavras do Sul, Maçambará, Mata, Monte Alegre dos Campos, Piratini, Rosário do Sul, Santiago, São Borja, São João do Polêsine, São Lourenço do Sul, Santana do Livramento, Silveira Martins, Sobradinho e Vacaria). A partir de junho de 2020, todos os aplicadores de agrotóxicos hormonais do Rio Grande do Sul terão que ser certificados.

Oficina Senar-RS: Deriva Zero na 42ª Expointer
Data: de 24 de agosto a 1º de setembro
Horários: diariamente às 10h, 11h,12h, 13h30, 14h30, 15h30, 16h30 e 17h30
Duração: 20 min