Proposta de R$ 81,7 milhões vence licitação para instalação de relógios de rua em Porto Alegre

Empresa Brasil Outdoor terá 24 meses para concluir a instalação e ficará responsável pela conservação dos equipamentos

Abertura dos envelopes dos concorrentes ao edital ocorreu na Central de Licitações da Secretaria Municipal da Fazenda, no centro de Porto Alegre | Foto: Alina Souza

Com uma proposta financeira de R$ 81,7 milhões, a empresa Brasil Outdoor foi a vencedora da licitação para instalação dos novos 168 relógios de rua em Porto Alegre. A abertura dos envelopes dos concorrentes ao edital ocorreu nesta sexta, na Central de Licitações da Secretaria Municipal da Fazenda, no Centro. Após um período de recursos e a análise da habilitação da empresa, que pode durar até quatro semanas, uma nova etapa será a apresentação do protótipo, em um prazo de até 45 dias. Quatro empresas participaram da concorrência.

“Acredito que novembro será o mês da assinatura do contrato, que terá vigência de 20 anos”, explicou o presidente da comissão de licitação dos relógios, Eduardo Hack. Esta é a terceira tentativa do Executivo municipal para reativar os equipamentos, desligados desde 2015 ainda na gestão do ex-prefeito José Fortunati, quando foi rescindido o contrato com a empresa que realizava a manutenção dos relógios. Além de informarem hora e temperatura, os relógios serão dotados de câmeras de segurança, medidores de radiação solar e painel de mensagens ao cidadão, além de internet gratuita (wi-fi), por isso o protótipo é diferente dos equipamentos conhecidos pelos porto-alegrenses. Eles estarão em diversos pontos da cidade onde já há licenciamento ambiental.

A empresa terá 24 meses para concluir a instalação e ficará responsável pela conservação dos equipamentos. “A partir da ordem de início vencedora terá 90 dias para repassar os 20% do valor da outorga à Prefeitura. Os outros 80% serão pagos em 216 parcelas mensais a partir do 25º mês”, explica Hack. A previsão é que os relógios digitais de rua estejam implantados até o final de 2021, segundo a Secretaria Municipal de Parcerias Estratégicas.

A ideia da prefeitura é que Porto Alegre tenha relógios digitais da Ilha da Pintada até a Restinga. Os novos equipamentos deverão ter câmeras de videomonitoramento ligadas à rede de fibra óptica do município, agregando 168 novos pontos ao monitoramento do Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic), com o objetivo de ampliar o cercamento eletrônico da cidade.