Prefeitura entrega reforma do Largo dos Açorianos e lança edital de adoção

Secretário disse esperar que a utilização do espaço pelos porto-alegrenses impeça atos de vandalismo

Foto: Laura Gross/Rádio Guaíba

A Prefeitura da Capital vai lançar, nesta sexta-feira, o edital para empresas interessadas em adotar o Largo dos Açorianos, entregue revitalizado, no fim da tarde de hoje, à população. As obras duraram quase três anos e custaram R$ 5,4 milhões, em verbas do Fundo Pró-Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre.

Conforme o secretário do Meio Ambiente e da Sustentabilidade, Germano Bremm, a ideia é que a iniciativa privada ajude a conservar e manter o espaço em condições. Em contrapartida à adoção, a empresa fica autorizada a realizar eventos na área e a explorar no local o logotipo com a marca da instituição.

Desde que a reforma começou, em 2016, o prazo teve de ser estendido ao menos sete vezes. Empresa executora da revitalização, a Elmo Eletro Montagens Ltda. recebeu oito notificações pelo desrespeito a prazos do contrato.

O secretário disse esperar que a utilização do espaço pelos porto-alegrenses impeça atos de vandalismo. De acordo com Bremm, também é fundamental que a comunidade e os moradores do entorno auxiliem denunciando atitudes suspeitas e pichadores pelo telefone 153.

A empresa Elmo desmontou o canteiro de obras três semanas atrás, deixando as obras à vista. No começo do mês, foram realizados os testes dos dois espelhos d’água, que contarão com um sistema de jatos ornamentais, por meio de bombas hidráulicas, que precisou de reparos para entrar em operação.

A revitalização compreendeu recomposição estrutural e formal da borda e profundidade do lago e reurbanização do entorno, contemplando passeios externos, esplanadas, bancos e lixeiras.