Parque de Exposições já conta com mais de 1,6 mil animais

Prazo para ingresso de cavalos crioulos nas provas do Freio de Ouro foi encerrado nessa quarta

Animais já estão presentes na Expointer, em Esteio | Foto: Guilherme Almeida / CP

A preparação do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, para a 42ª Expointer, que começa neste sábado e se estende até domingo, 1º de setembro, entrou na fase final, com a montagem de estandes, colocação de máquinas e limpeza de áreas. Até o final da tarde dessa quarta-feira foram admitidos 1.680 animais de argola, do total de 3.975 inscritos para os julgamentos, segundo o coordenador de Defesa Sanitária da exposição, fiscal agropecuário Aurélio Maia Vieira. Dos exemplares que entraram no parque, 399 são bovinos, 475 equinos, 503 ovinos e 303 aves.

Segundo Vieira, o movimento deve se intensificar hoje, quando se encerra o prazo para a entrada de ovinos. “Os animais de argola podem ingressar no parque até a meia-noite de amanhã, dia 23. Os animais rústicos, que participam de remates, estão autorizados a entrar no parque durante toda a feira”, destaca. Desde o início da admissão, 14 animais foram recusados, todos por apresentarem sintomas de papilomatose (verrugas).

Ontem também se encerrou o prazo de ingresso ao parque dos cavalos crioulos que participarão das provas do Freio de Ouro 2019. Quarenta e nove fêmeas e 48 machos passam, a partir de hoje, pelas avaliações de Morfologia e provas preliminares para disputar a grande final, no domingo, a partir das 13h.