Montagem das estruturas do Acampamento Farroupilha de Porto Alegre começa nesta quinta-feira

Mais de 350 entidades vão participar da edição deste ano

Foto: Guilherme Kepler / Rádio Guaíba

Inicia nesta quinta-feira e segue até 31 de agosto o período de montagem das estruturas para o Acampamento Farroupilha, no Parque Harmonia, em Porto Alegre. De acordo com o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), mais de 350 entidades, entre piquetes, Centro de Tradições Gaúchas (CTGs) e Departamento de Tradições Gaúchas (DTGs) vão participar da edição desde ano que ocorre de 7 a 22 de setembro. Logo após esse período o Corpo de Bombeiros inicia a vistoria para liberação do Planos de Prevenção Contra Incêndio (PPCI).

O presidente do MTG, Nairo Callegaro, disse que a organização do evento optou por iniciar as montagens durante a semana justamente para não concentrar o fluxo de chegada dos materiais durante o final de semana. “Nós começamos hoje a montagem dos piquetes e o pessoal já começou a adentrar ao parque. Nesse ano nós começamos de uma forma diferente em uma quinta-feira para poder diminuir aquele fluxo intenso e que ficava represado no sábado. Mas tudo está correndo de uma forma tranquila e normal. Acredito que até o final do mês estejam todos os piquetes montados”, estima.

Callegaro acredita que a edição deste ano possa superar o público do ano passado, de 1 milhão de visitantes. O evento terá uma extensa programação cultural, rodeio e competições de laço, rédeas e gineteadas. O tema dos Festejos Farroupilhas deste ano será “Vida e Obra de Paixão Côrtes”, falecido em 2018, aos 91 anos.

Programação

O evento começa no dia 7 de setembro com a chegada da Chama Crioula, às 18h, e abertura oficial do Acampamento Farroupilha. Logo após, às 20h, haverá a apresentação artística do CN Boitatá de São Borja, campeão de danças tradicionalistas da Força B do Enart 2018 e da 2ª Inter-regional do Enart 2018. A festa segue com a apresentação musical do grupo Alma Gaudéria, às 21h30min.

No domingo, dia 8 de setembro, às 17h, a atração fica por conta da apresentação da cantora Kassia Macedo, representante do DTG Rancho da Amizade, de Gravataí. Ela conquistou a primeira colocação na modalidade intérprete feminino do Enart 2018.

A festa terá a apresentação do CTG Laço Vermelho, de Bento Gonçalves, a partir das 18h. Eles conquistaram a primeira colocação de danças tradicionais da Força B da 3ª Inter-regional do Enart 2018. Ocorrerá ainda a apresentação musical do DT Querência das Dores, de Santa Maria, que conquistou o primeiro lugar na categoria conjunto instrumental do Enart 2018.