Bolsonaro levanta suspeita de que produtores rurais possam estar por trás de incêndios na Amazônia

Presidente afirmou que não é dessa forma que conseguirão ampliar áreas de produção

Foto: YouTube / Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro afirmou hoje que “há suspeitas” de que produtores rurais estejam por trás das queimadas que atingem a região da Amazônia. Durante transmissão ao vivo em redes sociais, o presidente disse que “incêndios criminosos” podem significar uma tentativa de afetar a soberania brasileira sobre a floresta. Ele comparou os focos de fogo no Brasil a outros que acontecem anualmente em regiões como a Califórnia, nos Estados Unidos.

“Aqui tem o viés criminoso? Tem. Sei que tem. Quem que pratica isso? Não sei. Os próprios fazendeiros, ONGs, índios, seja lá o que for. Então, existe esse interesse em cada vez mais dizer que nós não somos responsáveis e quem sabe, mais cedo ou mais tarde, alguém decrete uma intervenção na região amazônica e nós vamos ficar chupando o dedo aqui no Brasil”, disse.

Bolsonaro também criticou parte da imprensa na cobertura sobre o assunto. Ele reforçou que os problemas decorrentes dos incêndios podem prejudicar a todos no país. “Nossa economia está escorada nas commodities. Se o mundo resolver nos retaliar, e a economia nossa bagunçar, todo mundo, inclusive vocês, repórteres, vai sofrer as consequências”, declarou.

Por fim, o presidente apelou aos fazendeiros da região que possam estar ateando fogo à floresta. “Há suspeita que tem produtor rural que está agora aproveitando e tacando fogo geral aí. As consequências vêm para todo mundo. Se vocês querem ampliar a áreas de produção, tudo bem, mas não é dessa forma que a gente vai conseguir atingir nosso objetivo.”

O presidente ainda revelou ter recebido oferta de aeronaves para combater os incêndios por parte do presidente do Chile, Sebástian Piñera, e do Equador, Lenín Moreno.