RS vai ter amanhecer frio e tarde agradável nesta quinta

Temperaturas devem variar entre 6°C e 20°C

Foto: Guilherme Testa/CP

A quinta-feira vai ter sol e nuvens em todo o Rio Grande do Sul. No fim da tarde e à noite, há maior presença de nebulosidade à medida que a instabilidade avança do Oeste para o Leste gaúcho. A mudança climática eleva a possibilidade de chuva isolada e passageira, principalmente no período da noite na Metade Norte.

O dia amanhece frio e com formação de geada em algumas localidades. Entretanto, a massa de ar frio enfraquece e a tarde deve ser agradável, com máximas de até 20ºC na maioria das cidades.

As mínimas devem rondar 0°C em São José dos Ausentes, na região de Campos de Cima da Serra, e 2°C em Pelotas, no Extremo Sul. Já as máximas podem chegar a 22°C em Erechim, na região Alto Uruguai, e a 24°C em Santa Rosa, no Noroeste. Em Porto Alegre e região Metropolitana, os termômetros devem marcar entre 6°C e 20°C.

Queimadas

Nos últimos dias, as queimadas ocorridas na Amazônia e no Cerrado ganharam atenção internacional. No Rio Grande do Sul o assunto também foi pauta após a Assembleia Legislativa aprovar, em duas oportunidades, projetos de leis autorizando a prática. As queimadas, utilizadas na revocação de pastagens, são recorrentes no Estado entre os meses de agosto e setembro.

Segundo a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), a antiga e tradicional queima de campos nos Aparados “pode causar impactos agravantes ao meio ambiente”, mas que podem ser “minimizados ou tolerados se a prática for bem empregada, já que os campos convivem milenarmente com as queimadas conjuntamente com o pastoreio”. E, para a discordância do setor ambientalista, sustenta que “benefícios” são alcançados quando a prática é aplicada em poucos hectares. A fumaça está associada ao aumento de doenças respiratórias e, no caso dos Aparados, causa diminuição de visibilidade em rodovias da região.