Parte da zona Sul de Porto Alegre fica sem água nesta quinta

Dmae vai interligar redes de água, em mais uma etapa da implantação da adutora da Estrada Antônio Borges

água dmae
Foto: Arquivo

O abastecimento de água fica interrompido, a partir das 9h desta quinta-feira, para o Beco do David, Estrada das Capoeiras, Estrada da Pedreira e parte das estradas Antônio Borges e Afonso Lourenço Mariante, na zona Sul de Porto Alegre.

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) vai interligar redes de água, como parte da implantação da adutora da Estrada Antônio Borges. A previsão é restabelecer o abastecimento a partir do período da noite, o que pode demorar mais em pontas da rede distribuidora. O serviço deve ser transferido, caso chova.

A adutora, de 3,5 quilômetros de extensão, interliga os sistemas de abastecimento Belém Novo e Menino Deus, com a finalidade de ampliar a oferta de água para a Lomba do Pinheiro. Quando a adutora estiver em carga, o Reservatório Pedra Redonda (Sistema Menino Deus) vai passar a abastecer uma área hoje atendida pelo Sistema Belém Novo, que atualmente opera no limite da capacidade. O conjunto dessas intervenções deve beneficiar em torno de 75 mil habitantes da Lomba do Pinheiro. O custo estimado da obra é de R$ 4 milhões, oriundos da tarifa de água e esgoto.

Turbidez

No retorno do abastecimento, a água pode vir com cor e turbidez devido ao arraste de micropartículas, não prejudiciais à saúde, que eventualmente se desprendem das paredes internas da canalização pela pressão da água. Consumidores podem registrar o endereço da ocorrência pelo telefone 156, opção 2, para a lavagem da rede ou do ramal.