Ataque em Charqueadas: MP vai pedir internação provisória de agressor

Se for aceita a representação, jovem de 17 anos vai ser encaminhado para a Fundação de Assistência Sócio-Educativa (Fase)

Foto: Laura Gross

O Ministério Público informou, no fim da tarde desta quarta-feira, que vai representar junto ao Juizado da Infância e Juventude da Comarca de Charqueadas pela internação provisória do adolescente que feriu estudantes com golpes de machadinha na cidade da região Carbonífera. Se for aceita a representação, a cargo da promotora Daniela Fistarol, o jovem de 17 anos vai ser encaminhado para a Fundação de Assistência Sócio-Educativa (Fase) do Rio Grande do Sul.

O adolescente, apreendido pela Brigada Militar, confessou ser o responsável pelo ataque no Instituto Estadual de Educação Assis Chateaubriand. De acordo com o subchefe de Polícia do Rio Grande do Sul, delegado Fábio Motta Lopes, o jovem alegou que sofria bullying quando era aluno da instituição e disse ter se inspirado no ataque à escola estadual Raul Brasil, em Suzano (SP), que deixou sete mortos em março. A polícia não confirmou a identidade do menor, recolhido cerca de três horas depois da invasão e encaminhado à delegacia do município, acompanhado de familiares.

Após o ataque, o jovem seguiu para a casa do pai, que é separado da mãe, trocou de roupa e confessou o que havia feito. O homem, então, ligou para a Brigada Militar e entregou o filho.

O ataque
Perto das 13h10min, o adolescente invadiu a escola, que fica no bairro Vila Aços Finos Piratini, e atacou estudantes. Quatro meninos sofreram ferimentos e duas desmaiaram.

De acordo com o chefe do Corpo de Bombeiros Voluntários da cidade, Maurico Naatz, o agressor tinha um galão de gasolina nas mãos e tentou atear fogo em um ambiente. “Espalhou por uma das salas e deu golpes em um painel elétrico para ver se conseguia causar um incêndio, mas não conseguiu”, comentou.

Um professor de educação física desarmou o agressor, que fugiu pelo portão principal. Na escola, foram encontradas garrafas de vidro vazias, possivelmente usadas para fabricar coqueteis molotov, além de um isqueiro.