No Uruguai, Leite analisa possibilidades portuárias para reduzir custos logísticos do RS

Governador quer estabelecer travessia de cabotagem internacional em Porto Alegre até o fim do ano

Foto: Mauren Xavier / Especial

No primeiro dia de viagem oficial ao Uruguai, o governador Eduardo Leite se reuniu com o presidente da Associação Nacional de Portos, Alberto Dias, para discutir possibilidades na área de Infraestrutura e Logística. No encontro, o governo gaúcho conheceu mais sobre o modelo de funcionamento dos portos uruguaios e busca aproximação para viabilizar trajetos do país vizinho a cidades gaúchas com transporte de cargas.

Leite quer estabelecer travessia de cabotagem internacional (navegação envolvendo portos dois ou mais países) em Porto Alegre até o fim do ano. Segundo o superintendente de Portos, Fernando Estima, o governo vai oferecer condições para viabilizar as operações. Atualmente, esse tipo de operação é feita pelo porto de Rio Grande. A cabotagem basicamente trata-se do transporte de carga pelas regiões de costa. A previsão é tentar ter uma navegação entre Uruguai e Rio Grande do Sul, passando por Rio Grande e chegando a Porto Alegre.

O governador avalia que investir e ampliar as operações das hidrovias é um caminho para reduzir os custos de logística do Rio Grande do Sul. Em missão no Uruguai, ele conheceu, na tarde de hoje, uma embarcação da empresa ISL, no Porto de Montevidéu. Ela permite chegar a portos que tenham acessos de pouca profundidade, como é o caso do porto de Capital. Além disso, permite o embarque de veículos, como cegonhas, no caso de transporte de veículos, por exemplo.