Líderes derrubam quórum de reunião que decidiria sobre aposentadoria especial de deputados

Manobra tem impacto sobre toda a pauta de votações

Impasse em relação aos projetos de extinção da aposentadoria especial de deputados estaduais continua na Assembleia Legislativa | Foto: Assembleia Legislativa/Divulgação/CP

O impasse em relação aos projetos de extinção da aposentadoria especial de deputados estaduais continua na Assembleia Legislativa. A expectativa inicial era de que nesta terça-feira a questão se resolvesse na reunião de líderes, no final da manhã, na qual o colegiado deveria decidir entre o projeto apresentado pela deputada Any Ortiz (Cidadania) em fevereiro, ou aquele formatado pela Mesa da Casa na semana passada.

Mas, evidenciando a existência do impasse, líderes de 10 bancadas, entre elas as seis maiores, não compareceram à reunião, que acabou sem deliberações em função da falta de quórum. Com isso, a escolha deve ser protelada pelo menos por duas semanas, já que na próxima terça a Assembleia transferirá atividades para a Expointer.

Ausentaram-se da reunião os líderes do PT, MDB, PTB, PDT, PP, PSDB, PL, PRB, PODE e SDD. No dia a dia do Legislativo, a ausência do conjunto das seis maiores bancadas à uma reunião do colegiado é sinônimo da existência de um acordo prévio. Compareceram à reunião os líderes das bancadas do Novo, Psol, PSL, PPS, PSB, PSD e DEM.