Vestibular Ufrgs 2020: estudantes vão às provas em novembro e dezembro

Provas serão realizadas em dois finais de semana, nos dias 23, 24, 30 de novembro e 1º de dezembro

Foto: Guilherme Testa/Correio do Povo

As inscrições para o Vestibular 2020 da Ufrgs foram abertas hoje com alterações no cronograma habitual do processo seletivo. As provas serão realizadas mais cedo, em dois finais de semana, nos dias 23, 24, 30 de novembro e 1º de dezembro. O prazo para inscrições segue até o dia 16 de setembro.

Conforme a vice-reitora da Ufrgs, Jane Tutikian, a mudança leva em conta a necessidade de maior tempo hábil para a análise e processamento da documentação referente aos cotistas. Hoje, a universidade conta com 50% das vagas destinadas a esse público, o que demanda a criteriosa avaliação da papelada dos calouros. “Antes, se faziam matrículas provisórias, e se terminava de conferir tudo já durante o semestre, muitas vezes descobrindo irregularidades de alunos já matriculados”, justificou.

Sobre as notas do Enem, Jane explica que o vestibular e o exame nacional serão caminhos distintos para quem busca vagas na instituição. “Antes, quando a Ufrgs não fazia parte do Sistema de Seleção Unificado, se usava o Enem como 10ª nota; agora esse escore não conta mais no vestibular”, explicou. Quem quiser concorrer através da nota do Enem terá de candidatar exclusivamente através do SiSu, processo seletivo que corre em separado e que conta com reserva de 30% das vagas.

A divisão das vagas ocorre da seguinte maneira: um total de 100% é contabilizado, dos quais 30% são reservados para o SiSu, que possui critérios próprios de análise e seleção. Já os 70% restantes são divididos ao meio para cotistas e para não-cotistas. Assim, do total de vagas oferecidas através do vestibular, 50% são universais e 50% para o sistema de cotas. No total geral, 30% são para o SiSu, 35% para cotistas e 35% são universais.

Os candidatos terão 4 horas e 30 minutos para resolver questões de múltipla escolha e a redação. São oferecidas 3.980 vagas em 90 opções de cursos de graduação. O valor da inscrição no Concurso Vestibular será de R$ 145, e o boleto gerado terá vencimento em 17 de setembro. O horário de início das provas será às 15h, em todos os dias, com exceção aos sabatistas, que têm assegurado horário diferenciado.

A distribuição da reserva de vaga se dá em oito modalidades, que você confere clicando aqui.

Contingenciamento de verbas

Na ocasião, a vice-reitora também alertou para a situação precária das finanças da instituição após o contingenciamento de verbas por parte do governo federal. Tutikian alerta que a universidade já recebeu alerta para o corte do fornecimento de energia elétrica, e que a falta de verbas atingirá todos os serviços os quais a Ufrgs contrata. “Estamos negociando, mas não temos como pagar a luz, e isso se estende para todos os serviços, para os terceirizados. Isso implica em falta de limpeza, de manutenção”, lamentou.

A docente alega que os reitores e a comunidade escolar não são consultados para as decisões do Ministério da Educação (MEC), e cita o programa “Future-se” como um exemplo dessa falta de diálogo. “Termina com a universidade pública gratuita, ela passa a ser público-privada. Ele empurra pra iniciativa privado o compromisso orçamentário, e o Estado vai se retirando. Um curso como engenharia consegue captar verbas junto à iniciativa privada, mas e os cursos da área das humanidades, que são os grandes inimigos do ministro? Eles vão viver de que?”, questionou.