Ação visa evitar acidentes com pedestres em Porto Alegre

Até julho, das 48 mortes no trânsito na Capital, 21 envolveram transeuntes

Ação educativa realizada no centro da Capital | Foto: Guilherme Testa/CP

Os agentes da Coordenação de Educação para a Mobilidade (CEM) da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realizaram abordagens, na manhã de sábado, com pedestres e distribuíram material educativo com dicas de segurança para o trânsito seguro e para prevenir atropelamentos. A iniciativa foi realizada nos terminais da Praça Parobé e Rui Barbosa, no Centro Histórico de Porto Alegre.

A equipe, com a participação do boneco Azulito, reforçou com os usuários das linhas de ônibus sobre a necessidade de atenção e cuidado redobrado durante a realização das travessias, que devem sempre ser realizadas nas faixas de segurança. Eles foram orientados também a prestar a atenção às saídas de garagens e postos de combustíveis; a ter cuidado com os veículos em marcha à ré e a evitar andar próximo do meio-fio.

Além disso, no corredor de ônibus os pedestres foram orientados a sempre olhar para os dois sentidos antes de atravessar e evitar de caminhar próximo à beira do corredor, porque poderia ocorrer a perda do equilíbrio e a queda.

A atividade foi realizada com base em pesquisas do Programa Vida no Trânsito (PVT), parceria entre a EPTC, Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Detran, que apontam  o segmento dos pedestres como um dos mais expostos à acidentalidade na circulação da Capital, junto com os motociclistas. Juranês Castro, da CEM, disse que de janeiro a julho, das 48 mortes no trânsito de Porto Alegre, 21 envolveram pedestres, em razão de atropelamentos. “As atividades tem o objetivo de reforçar a conscientização dos pedestres para que realizem travessias seguras, sem pressa, com atenção para a sinalização. Os motoristas também precisam sinalizar quando vão realizar conversões, para a segurança dos pedestres”, acrescentou.

Os transeuntes receberam orientações sobre o embarque e desembarque dos ônibus como foi o caso de esperar o coletivo parar completamente e aguardar os demais passageiros descerem do ônibus para subir. Além disso, os usuários do transporte público foram orientados a manter a atenção redobrada ao final de tarde e a noite e a evitar tapar sua visão com sombrinhas e guarda-chuvas.

A EPTC prossegue com a realização das atividades educativas no trânsito ao longo desta semana. Na segunda-feira, às 10h, os agentes farão uma palestra para os alunos do CFC Aliança, na avenida Assis Brasil, na zona Norte da Cidade, e uma ação do “Motociclista Seguro” no Largo Glênio Peres. Na terça-feira e na quarta-feira, as equipes estarão com atividades no colégio Romano Senhor Bom Jesus, no bairro Jardim Sabará.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile