Grêmio se impõe, faz 2 a 0 no Athletico-PR e fica perto da final

Com gols de André e Jean Pyerre, Tricolor tem boa atuação e pode perder por até um gol de diferença para ir à 9ª decisão na Copa do Brasil

Jean Pyerre, de falta, marcou o segundo gol do jogo | Foto: Ricardo Giusti

Na noite fria desta quarta-feira, mais de 43 mil pessoas foram a Arena ver o Grêmio chegar mais perto da final da Copa do Brasil. Em boa atuação da equipe do técnico Renato Portaluppi, o Tricolor bateu o Athletico-PR pelo placar de 2 a 0 e deu um passo importante para tentar chegar à 9ª final da competição em sua história.

Os gols ocorreram em dois tempos distintos. Na primeira etapa, André marcou característico gol de centroavante para abrir o placar. No segundo tempo, Jean Pyerre, de falta, deu números finais ao confronto.

Agora, para ficar com a vaga, o Grêmio pode até perder por um gol de diferença. A partida de volta está marcada para 4 de setembro, quarta-feira, às 19h30min, na Arena da Baixada, em Curitiba. O Tricolor já tem um desfalque confirmado: Everton recebeu o terceiro cartão amarelo e está suspenso. Pelo Brasileirão, o próximo compromisso do Grêmio é no sábado, às 21h, contra o Palmeiras, na Arena.

André marca gol de centroavante

Mais uma vez, o técnico Renato Portaluppi optou por começar com André no comando de ataque. Diego Tardelli, cotado para começar a partida caso o treinador optasse por uma equipe mais móvel na frente, ficou no banco. Alisson e Everton, pelas pontas, buscavam a chegada à frente, com Jean Pyerre centralizado e distribuindo os passes.

O confronto começou em alta velocidade. Tanto Grêmio quanto Athletico trocavam ataques pelos lados. Como é hábito do Tricolor em seus jogos em casa, a equipe manteve a posse e cercou a área do adversário, especialmente com Jean Pyerre comandando as ações e distribuindo os passes.

Após a pressão inicial, no entanto, o jogo caiu de ritmo. O Athletico-PR controlou a partida e ficou mais com a bola, freando o ímpeto do Grêmio, que passou a ter mais dificuldades de explorar as jogadas de velocidade.

Aos 24 minutos, entretanto, o Grêmio construiu a jogada do gol. Jean Pyerre acionou Matheus Henrique, que conduziu e enfiou bola em profundidade para Everton. Da esquerda, ele cruzou com perfeição para André, que se antecipou à marcação e desviou para o fundo das redes.

Jean Pyerre aumenta a vantagem

No segundo tempo, o Grêmio não se acomodou com o 1 a 0. Voltou do intervalo com a mesma postura agressiva do início do primeiro tempo, pressionando o Athletico em seu próprio campo, forçando o erro do adversário. Com isso, criou pelo menos duas boas chances de gol nos primeiros dez minutos.

Em lance polêmico, o Grêmio pediu pênalti. Após bola enfiada para André, o centroavante invadiu a área e, após errar a passada, dividiu com o goleiro Santos, pedindo pênalti. Apesar dos protestos dos jogadores do Tricolor, o árbitro Marcelo de Lima Henrique ouviu as instruções do VAR e mandou o jogo seguir.

O técnico Renato Portaluppi mandou a campo Diego Tardelli, para buscar ampliar. Mas quem marcou mesmo foi Jean Pyerre. Após falta em Everton na intermediária, aos 27 minutos do segundo tempo, o meia cobrou com perfeição, por fora da barreira, e a bola passou rente a trave esquerda de Santos, sem chance para o goleiro do Athletico, para ampliar em 2 a 0 a vantagem.

O Athletico-PR saiu do jogo com o segundo gol. O Grêmio criou chances de ampliar, especialmente com Diego Tardelli e Alisson. No entanto, o Tricolor desperdiçou e, ainda assim, garantiu boa vantagem para o jogo da volta, no dia 4 de setembro, em Curitiba.