Governo gaúcho libera recursos para construção de acessos asfálticos em oito cidades

Rio Grande do Sul tem 67 municípios sem vias pavimentadas

Prefeitos de cidades contempladas participaram do ato de assinatura da ordem | Foto: Gustavo Chagas/Rádio Guaíba

O Palácio Piratini assinou, nesta quinta-feira, ordem de início das obras de construção de acessos asfálticos no interior do Rio Grande do Sul. Foram investidos R$ 37 milhões, em verbas oriundas do Tesouro do Estado. Oito cidades foram beneficiadas: Santo Antônio do Palma, São José do Hortêncio, Carlos Gomes, Sério, Muliterno, Sertão Santana, Ubiretama e Boqueirão do Leão.

O governador Eduardo Leite defendeu as reformas estruturais do Estado e a concessão de rodovias a fim de facilitar a liberação de verbas para obras do tipo. “Assim, a gente consegue colocar os recursos, que hoje vão para algumas estradas, em pavimentação”, afirmou.

Ao todo, 67 cidades não têm acesso pavimentado. Além das oito contempladas com verbas estaduais, seis estão em processo de finalização com recursos do BNDES. Para o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, a bancada federal gaúcha pode contribuir com a demanda dos 53 municípios restantes. “Um pouco mais de 50% [dos municípios] já está apto, com seus projetos atualizados, licitados e prontos”, expôs.

As obras são executadas pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem. A ordem será publicada no Diário Oficial do Estado.