PSL decide expulsar deputado Alexandre Frota

Parlamentar vinha fazendo críticas à legenda e ao governo de Jair Bolsonaro

Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil

O Partido Social Liberal (PSL) decidiu expulsar o deputado federal Alexandre Frota (SP), na manhã desta terça-feira. Frota vinha fazendo críticas à legenda e ao governo de Jair Bolsonaro. As informações foram divulgadas pelo jornal O Estado de S.Paulo.

Como pano de fundo está o veto do Palácio do Planalto a indicações do parlamentar para cargos na Agência Nacional de Cinema (Ancine) e a perda de poder do diretório municipal de Cotia, na região metropolitana da capital paulista. Consultada, a assessoria de Frota informou que ele só deve se manifestar à imprensa na semana que vem.

Em junho, Frota concedeu entrevista exclusiva à Rádio Guaíba. O deputado afirmou que o governo Bolsonaro é “um prato cheio para a esquerda” e se referiu às polêmicas envolvendo a gestão do presidente Jair Bolsonaro. “Todo dia tem um problema, uma situação. Cada hora é um negócio, e o PSL, que é o partido teoricamente do governo, que era pra ir pra lá pra atacar [a oposição], vai pra lá pra defender o governo”, lamentou.

O pedido de expulsão partiu da deputada Carla Zambelli (SP) e é subscrito pelos também deputados Caroline di Toni (SC), Bia Kicis (DF) e Luiz Philippe de Orleans e Bragança (SP). O senador Major Olímpio (SP) também cobrou o afastamento definitivo do deputado, o terceiro mais votado da sigla no estado.

A situação do parlamentar na sigla piorou após ele afirmar que o presidente Jair Bolsonaro é a “maior decepção” que já teve e que a indicação de Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho dele, para a embaixada brasileira em Washington representa a “velha política”.

O rompimento de Frota com o governo ocorreu após o parlamentar ter as indicações à Ancine vetadas definitivamente pelo Planalto. Desde março, o governo “congelou” os nomes sugeridos pelo deputado para a agência. Frota, na época, culpou os ministros da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e da Cidadania, Osmar Terra.