Projeto que cria Rota das Oliveiras é aprovado na Assembleia Legislativa

Foto: EBC

O Projeto de Lei nº 124/2018, que institui a Rota das Oliveiras no Estado, foi aprovado nesta terça-feira, pelo plenário da Assembleia Legislativa. O objetivo da proposta de autoria do deputado Ernani Polo (PP) e visa estimular o agroturismo associado à olivocultura e ao olivoturismo.

A Rota das Oliveiras será formada por municípios com expressão no cultivo de olivais, bem como na produção de azeites e conservas. Bagé, Barra do Ribeiro, Cachoeira do Sul, Caçapava do Sul, Camaquã, Candiota, Canguçu, Dom Feliciano, Dom Pedrito, Encruzilhada do Sul, Formigueiro, Pantano Grande, Pinheiro Machado, Piratini, Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, Santana do Livramento, São Gabriel, São Sepé, Sentinela do Sul e Vila Nova do Sul são os municípios que irão compor a Rota das Oliveiras.

“Para alavancar mais a cadeia produtiva olivícola, criamos o Pró-Oliva, programa estadual de desenvolvimento da olivicultura, no qual o Estado trabalha em conjunto com o setor em propostas de fomento, baseado em eixos como defesa sanitária e mudas de qualidade, pesquisa e assistência técnica, industrialização de azeites e conservas, e crédito”, destaca o parlamentar.

Atualmente existem no Rio Grande do Sul cerca de 200 olivicultores cadastrados, nove plantas industriais extratoras de azeite e 32 marcas do produto para comercialização, em mais de 5 mil hectares.