Porto Alegre: uso de GPS em 100% dos ônibus vai ser anunciado nesta quarta

Promessa de 2017, projeto vai ser tirada do papel com oito meses de atraso

Foto: Mauro Schaefer / CP Memória

A Prefeitura de Porto Alegre deve apresentar, nesta quarta-feira, o sistema de localização por GPS para 100% da frota de ônibus da cidade. O monitoramento via GPS é um dos elementos inclusos em um decreto municipal ainda de 2017, e deve auxiliar os usuários dos coletivos a identificarem itinerários e o cumprimento da tabela. Já para as empresas, ajuda na segurança e no acompanhamento da frota. O prazo de implantação da tecnologia era 31 de dezembro do ano passado, mas o processo atrasou.

Os porto-alegrenses poderão acompanhar o trajeto do coletivo através de um aplicativo de celular. O GPS vai apresentar com precisão a localização dos carros, auxiliando na organização prévia de quem utilizar o sistema de transporte. De acordo com a Prefeitura, a Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP) desenvolveu o aplicativo, sob gestão da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

Algumas linhas da Carris, a exemplo da T2, já dispunham do sistema desde 2017. De forma colaborativa, em grupos espontâneos formados pelos usuários, o WhatsApp já auxilia, hoje, no acompanhamento de algumas linhas na Capital. O Buzee, um aplicativo criado na UFSM e destinado a esse fim, também já opera em Porto Alegre.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile