Ato em defesa da educação reúne estudantes e trabalhadores em Porto Alegre

Protesto integra agenda nacional contra a reforma da previdência

Foto: Franceli Stefani/CP

Em manifestação contra a reforma da Previdência e os cortes na educação, milhares de pessoas se unem, no fim da tarde desta terça-feira, em Porto Alegre. Servidores públicos, trabalhadores e estudantes organizaram um ato na Esquina Democrática, no Centro Histórico, de onde saem em caminhada à noite. Mais cedo, o Cpers comandou uma ação frente ao Palácio Piratini.

Feliz com a presença de núcleos do Cpers de todas as regiões gaúchas, a presidente do sindicato, Helenir Schürer, disse que além dos alunos, os pais também se engajaram na defesa da educação. “Em salas de aula nós ensinamos cada um a sonhar com a Universidade, queremos as nossas federais vivas e cada vez mais com a cara do povo. Não vamos entregar para as elites”, enalteceu.

Os funcionários dos Correios também se engajaram no ato e pediram assinaturas para a não privatização da empresa. Entre as entidades participantes, o Sindicato dos Agentes da Polícia Civil do RS — a Ugeirm. O presidente Isaac Ortiz ponderou que o momento é complexo e de muitos ataques ao serviço público. “Estamos juntos na luta pelos direitos que os governos querem retirar.”

A Brigada Militar não divulgou estimativas de público. Os organizadores afirmaram que mais de 40 mil pessoas já estiveram presentes desde as 14h.

*Com informações da repórter Franceli Stefani