Dia dos Pais termina com 19 mortos no trânsito gaúcho

Autoridades de trânsito autuaram mais de 6,3 mil infrações em três dias de operação

Foto: Divulgação/CRBM

A operação Viagem Segura de Dia dos Pais registrou 19 mortes nas estradas do Rio Grande do Sul, entre sexta e domingo. O número foi um pouco menor em comparação ao ano passado, quando 20 pessoas perderam a vida no trânsito. Os casos podem aumentar em razão dos óbitos que ocorrem em até 30 dias após o acidente. Em 2018, 12 pessoas que foram registradas, inicialmente, como feridas acabaram morrendo no período posterior à ocorrência.

Já o saldo de feridos neste ano foi de 113 pessoas, enquanto o número de acidentes chegou a 162.

Segundo o Detran, 6.338 infrações foram registradas nos três dias de operação. Dos 16 mil veículos fiscalizados, 411 foram recolhidos por irregularidades. Agentes também recolheram 123 carteiras de habilitação.

Bafômetro
A operação Viagem Segura ainda autuou 46 condutores na chamada Lei Seca, que tipifica a infração para quem dirige sob a influência de álcool. Oito deles foram encaminhados a delegacias de polícia por ultrapassar o limite de álcool no sangue ou no ar, o que configura crime. Outros 83 condutores que se recusaram a soprar o bafômetro também foram autuados.

A operação foi executada por servidores do Detran RS, da Brigada Militar, do Comando Rodoviário da BM e da Polícia Rodoviária Federal. A edição do Dia dos Pais foi a 105ª realizada.