Ascribu vai fomentar na Expointer consumo de produtos do Búfalo

Foto: Emater/Divulgação

Ricos em proteínas, a Associação Sulina dos Criadores de Búfalos (Ascribu) irá destacar a qualidade da carne e do leite derivados das raças da espécie na Expointer 2019. A programação da entidade no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), estreia no dia 24 de agosto com a inauguração das novas instalações do Restaurante do Búfalo.

O presidente da Ascribu, Régis Gonçalves, explica que a participação na Expointer representa a possibilidade de apresentar o qualificado trabalho executado nas propriedades. “Vamos demonstrar não só a grande importância que tem essa espécie no Rio Grande do Sul e o seu potencial de criação, mas também evidenciar os produtos derivados dessa cultura. Nesse sentido, investimos na reformulação da Casa do Búfalo e teremos degustação de produtos bubalinos”, adianta, salientando que o local estará sob a direção do Bar Tan Tan, localizado em Porto Alegre, e que já investe em produtos derivados no seu cardápio.

Em Esteio, os interessados ainda poderão acompanhar os julgamentos das raças Murrah e Mediterrâneo, no dia 26 de agosto. A decisão sobre os exemplares ficará sob a chancela do presidente executivo da Asociación Argentina de Criadores de Búfalos, Carlos Llano, e o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Búfalos (ABCB), Caio Rossato. “Os dois jurados são expressões extremamente importantes da bubalinocultura na América Latina”, reforça Gonçalves. “Nesses nove dias vamos expor ao público visitante nossos resultados a partir do selecionamento de animais, cuidados com a alimentação, genética, bem-estar, tratamento e sanidade que culminam nos melhores exemplares das raças bubalinas”, adiantou.

Outro destaque da programação da Ascribu será o ciclo de palestras no dia 29 de agosto com os paineis Desafios e Oportunidades da Pecuária na Atualidade, Evolução da cadeia da Carne no Rio Grande e apresentações de trabalhos de pesquisas desenvolvidos em universidades. Além disso, será realizada na casa da Ascribu uma mostra permanente da fotógrafa tcheca Růžena Prado sobre o búfalo.