Hereford e Braford chegam para a Expointer com alta em animais inscritos

Foto: Bezier Filmes/Divulgação

As inscrições de animais de argola para a Expointer 2019, conforme dados da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), teve aumento de 6,3%. No total, serão 136 exemplares das raças Hereford e Braford que vão desfilar pelas pistas do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), entre 24 de agosto e 1º de setembro. Já nos rústicos, o número de inscritos foi de 131 animais para julgamento e mostra.

De acordo com o presidente da ABHB, Luciano Dornelles, os números superam a expectativa para a feira. “Ano a ano estamos tendo aumento de animais inscritos para participação e este ano não deixou de ser diferente. Houve um aumento importante nas inscrições das raças Hereford e Braford, com alta de 6,3%. Em um ano difícil onde todos enfrentam dificuldades este é um número importante e significativo, em animais de argola, com 136 animais inscritos e 48 expositores”, destaca.

Este número de participantes também é visto por Dornelles como um ganho para as raças, com a participação de novos criadores despontando no cenário do Hereford e do Braford no Brasil. “Isto mostra quanto os criadores estão otimistas com as raças querendo apresentar seu trabalho e sua genética e, para nós, é importante, pois há investimento em genética e estes criatórios estão levando os seus animais”, observa.

A carne também terá importante programação ao longo da Expointer 2019. Em diversos eventos o público poderá conhecer o trabalho da associação com a Carne Certificada Hereford. No domingo, 25 de agosto, diretamente de São Paulo, Julia Carvalho estará presente no estande da entidade na Noite da Churrasqueira. Na segunda-feira, 26 de agosto, será a Noche Del Ganador, no evento Chef Certificado Hereford. Já na terça-feira, 27 de agosto, será a vez da Confraria Best Beef Hereford Frigorífico Silva, com o churrasqueiro Neto Leal. E na quinta-feira, dia 29 de agosto, ocorre o evento Mandando Brasa Dos Greco. Além disso, de domingo a terça, às 10h30min, o programa Carne Pampa será apresentado na Vitrine da Carne Gaúcha.

O presidente da ABHB lembra também da realização de outros eventos como a reunião da Federação Braford do Mercosul, reunião do Pampa Plus e lançamento do Sumário e o curso de jurado jovem. Uma das novidades para o ano é a apresentação dos animais que participam da Prova de Avaliação a Campo (PAC), promovida com a Embrapa Pecuária Sul, durante a Expointer. “É importante esta apresentação para os produtores porque mostra os animais e os valoriza, e para nós, da associação, é fundamental também mostrar o resultado de um trabalho sério e uma parceria séria com a Embrapa Pecuária Sul”, frisa.

A exposição, que é válida pelo Ranking Nacional de criadores Hereford e Braford, já conta com jurados confirmados. Na raça Hereford o responsável pela avaliação será o uruguaio Santiago Bordaberry. Já no Braford, a mostra contará com o julgamento do criador argentino Jhonny Guterrez. “Nos julgamentos teremos animais de excelente qualidade. Os jurados vão poder ver animais de alta genética das cabanhas mais importantes que temos no Brasil”, conclui Dornelles.

Confira a programação

24 de agosto de 2019 (Sábado)

18h30min – Recepção e Boas vindas aos criadores – Degustação de Carne Certificada Hereford
19h – Coquetel de troca de diretoria do Núcleo Jovem HB

25 de agosto de 2019 (Domingo)

9h – Julgamento de Admissão dos animais à galpão
10h30min – 12ª Vitrine da Carne Gaúcha – Apresentação do Programa Carne Pampa
19h – Noite da Chef – Chef Júlia Carvalho

26 de agosto de 2019 (Segunda-Feira)

10h – Reunião Pampa Plus
10h30min – 12ª Vitrine da Carne Gaúcha – Apresentação do Programa Carne Pampa
14h – Julgamento de classificação – Categorias, Campeonatos e Grandes Campeonatos – Hereford e P. Hereford Fêmeas/ Galpão – Pista 4
17h – Reunião Federação Braford Mercosul
19h – Coquetel de Apresentação dos Novos Sócios e Noite do Núcleos HB
19h30min – Lançamento do Sumário PampaPlus

27 de agosto de 2019 (Terça-Feira)

8h30min – Julgamento de classificação – Categorias e Campeonatos/ Hereford e P.Hereford Machos/Galpão – Pista 4
10h – Julgamento Grandes Campeonatos Machos Hereford e P. Hereford Machos/Galpão e Supremos Campeonatos Hereford e Polled Hereford Fêmeas e Machos – Pista 4
10h30min – 12ª Vitrine da Carne Gaúcha – Apresentação do Programa Carne Pampa
10h30min – Início do Julgamento de Classificação das Categorias de fêmeas Braford – Pista 4
12h – Intervalo Julgamento – Degustação Carne Certificada Hereford no Estande ABHB
13h30min – Julgamento de classificação – Continuação Categorias e Campeonatos Fêmeas e Machos Braford/Galpão – Pista 4
16h – Julgamento Grandes Campeonatos – Braford Fêmeas e Machos/Galpão–Pista 4
19h – Noite Best Beef Hereford – Frigorífico Silva – O Churrasqueiro SM – Neto Leal

28 de agosto de 2019 (Quarta-Feira)

8h30min – Julgamento dos animais rústicos Hereford e Polled Hereford – Pista 20
11h – Inicio Julgamento fêmeas Braford
12h – Intervalo Julgamento – Degustação Carne Certificada Hereford – Estande ABHB
13h30min – Julgamento dos animais rústicos Braford – Pista 20
16h – Apresentação Técnica dos animais da Prova de Avaliação à Campo – PAC/TEA
19h30min – Coquetel de Entrega de Prêmios e Leilão de Sêmen – La Victoria

29 de agosto de 2019 (Quinta-Feira)
10h30min – 19º Concurso de Jurado Jovem
19h – Degustação de Carne Certificada Hereford

30 de agosto de 2019 (Sexta-Feira)
12h – Encontro com a Imprensa;
19h – Jantar dos Cabanheiros HB