Expointer 2019 receberá primeira exposição de animais Ultrablack do Brasil

Ultrablack: Gabriel Olivera/El Campo

A Associação Brasileira de Angus realizará durante a Expointer 2019, de 24 de agosto a 1º de setembro, a primeira exposição da raça Ultrablack no Brasil. Os 16 animais inscritos para a feira, que será realizada no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), pertencem a três criatórios: Cia Azul, de Uruguaiana (RS), Cabanha São Xavier, de Tupanciretã (RS), e Fazenda 4 Linhas, de Guaíba (RS). O anúncio dos dados da raça na Expointer foi feito durante coletiva de imprensa realizada nessa terça-feira (06/8), no Restaurante Barranco, em Porto Alegre (RS).

“A raça Ultrablack é mais uma opção para o uso do sangue Angus para produção de carne premium no Brasil, principalmente para regiões mais quentes como o Brasil Central e o Sudeste”, frisou o presidente Nivaldo Dzyekanski. A Ultrablack é uma raça sintética caracterizada por, no mínimo, 80% de sangue Angus e 20% de sangue zebuíno. Entre as metas de médio/longo prazo da Associação está a criação de um selo de certificação da Carne Ultrablack dentro do Carne Angus Certificada. Segundo o presidente da Angus, essa primeira exposição da nova raça é uma forma de fomentar a adesão de novos criadores, e a meta é avaliar o gado em duplas. A apresentação oficial será feita na terça-feira (27/08), a partir das 14h, juntamente com o julgamento dos animais Angus rústicos.

A programação da Associação Brasileira de Angus na Expointer 2019 ainda terá a primeira edição do Ô Churras Angus, evento voltado para a degustação de Carne Angus Certificada. O assado ocorrerá no domingo (25/08) a partir das 18h na Pista do Gado Leiteiro e contará com a participação de três frigoríficos parceiros: Marfrig, Zimmer e Frigorífico Silva. “Pretendemos reunir produtores, amantes da carne Angus e visitantes para um grande evento festivo onde a Carne Angus será a grande estrela da noite, um produto que é resultado de um processo criterioso e detalhado de certificação”, pontuou a gerente do Programa Carne Angus, Ana Doralina Menezes.

O evento também marcará o início de um novo projeto da Associação Brasileira de Angus que envolve o fortalecimento do selo verde amarelo que estampa os rótulos da Carne Angus Certificada Brasileira. Conforme Ana Doralina, serão diversas ações focadas no consumidor de forma a orientar sobre a relevância do selo como garantia de qualidade. “É o selo que garante o padrão esperado pelo consumidor quando adquire a Carne Angus Certificada”, reforçou. Outra ação relevante será a participação na Vitrine da Carne Gaúcha, promovida pelo Sistema Farsul e Juntos Para Competir no Pavilhão Internacional. A Angus terá cinco apresentações ao longo da Expointer, a raça de maior agenda do espaço.

Como já acontece tradicionalmente, a Angus realizará seus julgamentos de gado rústico na terça-feira (27/08) a partir das 14h. Na quarta-feira (28/08), a partir das 10h, está previsto julgamento de animais de argola, programação que se inicia pelas fêmeas no turno da manhã e segue com os machos à tarde (14h). A avaliação dos 103 animais inscritos de argola ficará a cargo do jurado argentino Lucas Lagrange. As inscrições de rústicos seguem abertas até 9 de agosto.

O estande da Associação Brasileira de Angus também traz novidades. Além dos tradicionais happy hours que sempre marcam os fins de tarde, na segunda-feira (26/8), haverá a Noite do Hambúrguer. “É um momento de apresentar toda a versatilidade da carne que produzimos”, completou Dzyekanski. Na terça-feira (27/08), a atração fica por conta da apresentação do grupo gaúcho Os Serranos, com show marcado para 19h no estande da raça.

A programação da Associação Brasileira de Angus na Expointer 2019 conta com a parceria da Genex e o patrocínio do Banco Sicredi e apoio da Allflex e da Solução Genética.