Detran gaúcho vai avisar motoristas aptos à reciclagem preventiva

Receberão a mensagem, em um primeiro momento, 3,1 mil condutores aptos a fazer o curso

Foto: Alina Souza/CP

O DetranRS enviou, hoje, pela primeira vez, um aviso aos motoristas que atingiram entre 14 e 19 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A mensagem de e-mail e SMS lembra os condutores da disponibilidade da reciclagem preventiva para evitar a suspensão do direito de dirigir ao completar 20 pontos no documento. Com a conclusão do curso, a pontuação por infrações de trânsito é retirada do prontuário, e o motorista só corre o risco de ter a CNH suspensa se somar outros 20 pontos nos 12 meses seguintes.

Conforme o regramento federal, a alternativa de reciclagem só vale para motoristas das categorias C, D e E (veículos de carga, passageiros e articulados) que tenham na CNH registro de permissão para exercer atividade remunerada com o veículo.

Receberão a mensagem, em um primeiro momento, 3,1 mil condutores aptos a fazer a reciclagem preventiva mapeados pela Procergs entre aqueles que cadastraram e-mail e número de celular no Detran e autorizaram o recebimento de mensagens. Esse número representa 10% do total de condutores aptos a realizar o serviço, que chega a 30 mil no Rio Grande do Sul.

A partir de agora, o aviso vai ser enviado mensalmente. O mapeamento da situação dos motoristas deve ser feito no primeiro domingo do mês. A situação pode ser alterada a qualquer momento, bastando o condutor ter confirmada mais alguma infração no prontuário.

O motorista interessado em receber esse e outros avisos do Detran deve fornecer o endereço de e-mail e o número de telefone quando realizar algum serviço nos centros credenciados ou se cadastrar na Central de Serviços do site do departamento.

A reciclagem, de 30 horas/aula, pode ser realizada presencialmente nos Centros de Formação de Condutores (CFCs), ou pela internet, na modalidade a distância (EAD). O curso deve ser concluído no prazo máximo de 40 dias. Para isso, o condutor deve agendar o exame teórico no CFC e fazer a prova preventiva de reciclagem, aplicada exclusivamente na modalidade eletrônica.