Governador sanciona lei da Festa da Colheita da Erva-mate na segunda-feira

Foto: Correio do Povo

O governador Eduardo Leite vai sancionar, na próxima segunda-feira, a lei que inclui no Calendário Oficial de Estado a Festa da Colheita da Erva-Mate. O Projeto de Lei 81/2017 foi aprovado em julho. A Festa ocorrerá anualmente de forma itinerante nos polos regionais Planalto e Missões, Alto Uruguai, Nordeste Gaúcho, Alto Taquari e Vale do Taquari. De autoria do deputado Elton Weber, a matéria é assinada também pelo deputado estadual Vilmar Zanchin, o deputado federal Ronaldo Santini e os ex-deputados Juliano Roso e Missionário Volnei.

O calendário da primeira edição já foi definido pelo Instituto Brasileiro da Erva-Mate (Ibramate). Em 2020, o evento ocorrerá em Ilópolis; em 2021, em Venâncio Aires; em 2022, em Novo Barreiro; em 2023, em Erechim; e em 2024 no município de Machadinho.

Presidente da Frente Parlamentar da Erva-Mate da Assembleia Legislativa, Weber considera a Lei a valorização de um segmento econômico muito importante. A produção brasileira está concentrada no Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, sendo o Estado líder na produção industrial e vice-líder no cultivo. No total, 300 indústrias beneficiam 120 mil toneladas anuais em território gaúcho.

O consumo no país é de 100 mil toneladas ao ano de erva-mate beneficiada, sendo o Estado responsável por 65% desse consumo. Já as exportações chegam a 35 mil ton/ano. “É uma cultura típica de pequena propriedade, com uma gama enorme de produtos que já vem sendo explorados e que estão agregando renda na agricultura familiar, além do consumo no chimarrão. Além disso, este é um setor empreendedor, percebe-se um crescente movimento de profissionalização e busca do aumento de produtividade nos ervais.”