Exército destrói mais de 10 toneladas de armas no RS

Aço do material derretido é reaproveitado de forma industrial

Foto: Alina Souza/CP

Mais de dez toneladas de armas recolhidas pela Justiça foram destruídas pelo Comando da 3ª Região Militar, na manhã desta quinta-feira. O montante envolve armamento apreendido ao longo dos anos, além das unidades entregues à Polícia. Ao todo, foram derretidas 10.776 armas de fogo – entre longas, curtas, réplicas e simulacros – e 5.495 armas brancas encaminhadas pelos órgãos de Segurança Pública do Rio Grande do Sul.

As armas fundidas, por determinação da Justiça, não puderam ser reaproveitadas pelas forças policiais por estarem fora do padrão ou sem condições de uso para a Segurança Pública, como instrumentos de caça, por exemplo.

As armas a serem desintegradas seguem para o 3º Batalhão de Suprimento, localizado em Nova Santa Rita. Nesse local, o armamento armazenado passa por um processo de pré-destruição, que é feito diariamente em uma prensa mecânica. O aço do material derretido é reaproveitado de forma industrial.

Desde 2003, com a criação do Estatuto do Desarmamento, aproximadamente 250 mil armas foram destruídas no Rio Grande do Sul.

*Com informações do repórter Henrique Massaro