Definido esquema de trânsito e transporte para Grêmio x Libertad

Partida válida pela Libertadores da América pode reunir 40 mil torcedores

Grêmio x Juventude
Universo Alegria começou às 12h e vai até a meia-noite | Foto: Alina Souza/CP

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) preparou esquema de trânsito e transporte para o jogo Grêmio x Libertad (PAR), nesta quinta-feira, na Arena, às 21h30min, válido pela Copa Libertadores da América. Os portões abrem às 19h30min, com previsão de cerca de 40 mil torcedores.

A linha Especial Futebol circula com dez ônibus para atender os torcedores do Grêmio, saindo do Largo Glênio Peres, Centro Histórico, em direção ao estádio, a partir de duas horas antes da partida. O serviço de táxi vai ser reforçado, com ponto de embarque e desembarque embaixo do viaduto da BR-448. Na saída do jogo, serão disponibilizados sete ônibus articulados da Carris.

Também estarão à disposição dos torcedores 23 lotações, posicionados na avenida Padre Leopoldo Brentano após o jogo. Outra opção de transporte é o Trensurb. Os torcedores que utilizarem o metrô devem desembarcar na estação Anchieta, cerca de 1,5 quilômetro da Arena, aproximadamente dez minutos de caminhada até o estádio.

Bloqueio de trânsito

Quem optar por se deslocar de carro ao estádio precisa ficar atento às possíveis mudanças: a chegada à Arena pela alça de acesso à BR-448 (Rodovia do Parque) pode sofrer bloqueio três horas antes do jogo. O horário pode ser antecipado para uma maior segurança dos torcedores, com monitoramento dos agentes da EPTC e da Brigada Militar (BM).

A avenida Voluntários da Pátria vai ter sentido único em direção ao Centro após o jogo entre a rua Adelino Machado de Souza e a rua São Jorge, de acordo com monitoramento dos agentes da EPTC. Os veículos em circulação pela A.J. Renner devem acessar a avenida Gilberto Lehnen para o estacionamento no E2, ou pela rua Airton Ferreira da Silva para acessar os demais.

Após o jogo, quem estacionar no E1, com saída pelos portões 3, 4 e 5, e no E2, vai ser direcionado obrigatoriamente para a BR-448, sentido Porto Alegre/Canoas, com possibilidade de retorno na Prainha de Paquetá, cerca de 4,5 quilômetros à frente. Quem estacionar no E1, com saída pelos portões 1 e 2, vai ser direcionado para a avenida Voluntários da Pátria.

Como chegar ao estádio:

Fluxo de Porto Alegre

– avenida Sertório, rua Dona Margarida, rua Edu Chaves, alça de acesso para a rua Dona Teodora…
– avenida Farrapos, avenida AJ Renner…
– rua Voluntários da Pátria…
– 3ª Perimetral, rua Souza Reis, rua Edu Chaves, alça de acesso para a rua Dona Teodora, avenida AJ Renner…

Fluxo do Interior
– avenida dos Estados, avenida Farrapos, avenida AJ Renner…
– avenida Guilherme Schell, avenida Ernesto Neugebauer, avenida José Pedro Boéssio…
– BR-290 (FreeWay), acesso DC Navegantes/Humaitá, rua Voluntários da Pátria…
– BR-448, avenida Padre Leopoldo Brentano (após o bloqueio), alça de acesso à esquerda para a BR-290, acesso para o aeroporto, avenida dos Estados, avenida Farrapos, AJ Renner…

Acessos aos estacionamentos (PARK)

– avenida Voluntários da Pátria: quem transitar pela via pode acessar todos os estacionamentos, contornando a Arena;
– avenida AJ Renner: veículos devem acessar a avenida Gilberto Lehnen (após a rótula) para chegar ao estacionamento E2, ou seguir para a rua Airton Ferreira da Silva em direção aos estacionamentos da Arena E1, e/ou portões 01 ao 05.