Primeiro relógio de rua com câmera e wifi deve ser testado em setembro em Porto Alegre

Previsão é de que a instalação dos equipamentos comece até o fim do ano e dure 24 meses

Definida empresa para instalar protótipo de relógio de rua na Capital | Foto: Mauro Schaefer / CP Memória
Definida empresa para instalar protótipo de relógio de rua na Capital | Foto: Mauro Schaefer / CP Memória

A Prefeitura de Porto Alegre abre, em 1º de agosto, as propostas comerciais da concorrência para a instalação de 168 relógios digitais de rua. Deve ser conhecida a vencedora entre as quatro propostas que obtiveram pontuação máxima na análise técnica, divulgada hoje pela Secretaria Municipal da Fazenda. A disputa envolve as empresas Brasil Outdoor, JC Decaux, consórcio All Space Poa e consórcio Inova Poa.

Além de informarem hora e temperatura, os relógios devem ser dotados de câmeras de segurança, medidores de radiação solar e painel de mensagens ao cidadão, além de internet gratuita (wi-fi).

A previsão da Superintendência de Licitações e Contratos (SLC) é que a habilitação da classificada em primeiro lugar seja julgada ainda em agosto. Depois disso, ela pode instalar, em até 45 dias – provavelmente em setembro -, um protótipo do relógio, que vai ser submetido à aprovação municipal, em até dez dias. A previsão é de que a instalação dos equipamentos em si comece até o fim do ano e dure 24 meses. Os relógios da permissionária anterior deixaram de operar em julho de 2015.

De acordo com o secretário de Parcerias Estratégicas, Thiago Barros Ribeiro, “depois desse empate técnico, vence a licitação que apresentar a melhor proposta comercial”.

O valor mínimo de outorga a ser pago ao município é de R$ 7,6 milhões, com pagamento de 20% na assinatura do contrato. A ganhadora fica responsável, também, pela conservação dos relógios de rua pelos próximos 20 anos, em troca de exploração publicitária.