MP tenta barrar retorno ao RS de 17 líderes de facções transferidos para presídios federais

Promotoria vai apresentar, em Porto Alegre, recurso contra regresso de 12 presos

Foto: Susepe / Divulgação

O Ministério Público (MP) gaúcho trabalha para manter fora do Rio Grande do Sul 17 líderes de facções criminosas que estão presos em penitenciárias federais. O MP vai ingressar nesta segunda-feira (22) com um novo recurso junto ao Tribunal de Justiça contra a decisão da Vara de Execuções Criminais (VEC) de Porto Alegre, que determinou o regresso de 12 presos.

Na semana passada, o MP havia recorrido de cinco decisões judiciais que determinaram o retorno de presos ao sistema penitenciário gaúcho. Quatro pedidos foram protocolados na VEC de Novo Hamburgo e um encaminhado à VEC de Canoas.

Além dos recursos, a Promotoria vai ingressar com uma cautelar junto ao Tribunal para que os presos fiquem nas penitenciárias federais até o julgamento.

Ao todo, 27 criminosos foram transferidos do Estado a presídios federais pela chamada Operação Pulso Firme. Desses, 10 já retornaram e 17 seguem no sistema federal. Todos são considerados detentos de alta periculosidade e fazem parte de facções. O argumento da Justiça para o retorno desses presos ao Rio Grande do Sul é de que estão, há muito tempo, longe do convívio familiar.