Semana terá volume excessivo de chuva no RS

Instabilidade ingressa por Oeste e Sul do RS a partir desta segunda-feira

Chuva marcará o clima ao longo da semana | Foto: Alina Souza / CP Memória

A chuva retorna nesta segunda-feira ao Rio Grande do Sul, em um começo de semana que se desenha por demais úmido e chuvoso na maior parte do Estado. A instabilidade ingressa ainda no começo do dia pelo Oeste e o Sul. Nas demais regiões, onde o sol aparece com nuvens em parte desta segunda, as pancadas ocorrem no decorrer do dia à medida que a chuva avança.

A instabilidade será maior no Oeste, Centro e o Sul gaúcho, de acordo com a MetSul Meteorologia. Temporal de vento ou granizo isolado não é afastado em um ponto ou outro. A temperatura segue alta e com vento Norte no começo do período, mas sobe menos que este domingo. Em Porto Alegre, onde o dia começa com sol, a máxima será de 23°C.

Conforme a MetSul, a chuva até sexta-feira poderá superar entre 150% e 200% a média histórica em algumas cidades. Ela deve ser volumosa na maioria das regiões, mas, particularmente, no Oeste, Centro e no Sul gaúcho, com 100 mm ou mais em diversos municípios, e registros em alguns que podem se aproximar ou superar de 200 mm. Porto Alegre e região também estão entre as áreas que podem ter muita chuva.

Mínimas a máximas pelo RS 
Porto Alegre 15°C / 23°C
Torres 17°C / 25°C
Caxias 15°C / 22°C
Erechim 16°C / 23°C
Santa Cruz do Sul 16°C / 23°C
Santa Maria 17°C / 21°C
Alegrete 17°C / 21°C
Uruguaiana 17°C / 22°C
Bagé 16°C / 21°C
Pelotas 17°C / 21°C