MP realiza fiscalização em concurso público da Prefeitura de Garibaldi

Ação visa garantir a correta condução do certame

Foto: MPRS/ Divulgação

O Ministério Público realiza, neste domingo, fiscalização na primeira etapa do concurso público para a Prefeitura de Garibaldi. A ação ocorre após autorização judicial e consiste no acesso aos locais de provas por parte de agentes do MP, bem como a cópia de provas, atas, folhas de resposta e demais documentos relativos ao certame.

A intenção do MP é garantir que os melhores colocados sejam de fato os chamados aos cargos para os quais prestam concurso. Participam dos trabalhos o promotor de Justiça da Especializada Criminal Mauro Rockenbach e o promotor de Garibaldi, Paulo Adair Manjabosco, bem como 25 agentes do MP. Antes do início da operação, o prefeito da cidade, Antonio Cettolin, foi informado a respeito dos trabalhos.

O Ministério Público recebeu denúncias de que funcionários que hoje estão em cargos comissionados (Ccs) fariam o concurso para buscar estabilidade. De acordo com o promotor de Justiça Mauro Rockenbach a fiscalização foi feita para garantir a lisura e transparência do processo.

“Nós recebemos uma documentação que noticiava a realização desse concurso de grande porte aqui em Garibaldi e que funcionários Ccs iriam realizar essa prova para levar a estabilidade. Como uma forma para garantir a lisura e transparência do concurso nós pedimos ao judiciário a autorização para fazer a blindagem do concurso. Ou seja, nós estão de posse de todos os cartões-resposta e com isso garantimos o resultado efetivo do concurso. Serão aprovados só os candidatos de melhor aproveitamento”, afirma.

Neste domingo, as provas são para o preenchimento de 20 cargos. Estão inscritas 5,7 mil pessoas para as duas fases. No próximo domingo, ocorre a segunda fase do concurso, desta vez para os demais cargos ofertados.