Há 50 anos ocorreu o maior passo da humanidade

Neil Armstrong e Buzz Aldrin mudaram a história com maior jornada da Humanidade

Homem deixou a Terra pela primeira vez em triunfo da tecnologia | Foto: Nasa / Divulgação CP

Desde que o primeiro Homo sapiens olhou para o alto, o satélite natural da Terra intriga a Humanidade. Há exatos 50 anos, depois de 195 horas de viagem cruzando o vácuo, o Módulo Lunar Eagle tocou o solo lunar e uniu um mundo inteiro no sonho de visitar o espaço.

A maior expedição de todas começou em 16 de julho, a resposta dos Estados Unidos e ponto culminante da chamada Corrida Espacial. Até então, a União Soviética tinha liderado todas as conquistas no cosmo: colocou o primeiro satélite artificial em órbita e lançou ao espaço Yuri Gagarin, o primeiro Humano a deixar o planeta.

Naquele sétimo mês de 1969, embalada pelo discurso do presidente John Kennedy – “Não vamos fazer por ser fácil, mas por ser difícil” – a agência espacial norte-americana lançou o foguete Saturn V. Em meio a milhares de toneladas de aço e combustível, aquele “míssil” apontado para a Lua tinha um diferencial: 240 quilos divididos em três seres-humanos. Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins tinham um encontro marcado com a História.

Ouça o material especial produzido pelo repórter da Rádio Guaíba Gustavo Chagas sobre os 50 anos do homem na Lua: