Procon da Capital promove 5ª edição do Mutirão de Renegociação de Dívidas

Representantes de bancos, operadoras de telefonia e CDL POA estarão presentes das 10h às 16h

Mutirão de renegociação das dívidas. Foto: PMPA
O Procon Porto Alegre realiza nesta quarta-feira, 17, a 5ª edição do Mutirão de Renegociação de Dívidas. Das 10h às 16h, representantes do Santander, Banco do Brasil, Banrisul, Cejusc, Bradesco, Crefisa, Itaú, Claro, Tim, Vivo, Oi, Caixa Econômica Federal e CDL POA estarão presentes na sede do Procon Porto Alegre, na rua dos Andradas, n° 686, com o objetivo de renegociar débitos e sanar dúvidas dos consumidores.
Para participar, é necessário levar documento de identidade, comprovante de residência, documentos de pagamentos já realizados e contratos firmados junto às empresas. Segundo a diretora executiva do Procon Porto Alegre, Fernanda Borges, a proposta do evento é viabilizar a renegociação ou até mesmo, a quitação de dívidas. “Considerando a grave situação de endividamento em todo o Brasil, o Procon possui entre as suas competências planejar, elaborar e propor políticas de proteção e defesa dos direitos e interesses do consumidor”, explica Fernanda Borges.
Além disso, o mutirão também auxiliará a negociar débitos com empresas que participam do portal consumidor.gov.br, ainda que estas não estejam presentes fisicamente. Nesse caso, é importante que a pessoa leve os documentos já referidos e que tenha uma conta de e-mail válida.
Site consumidor.gov.br – Para efetivar o processo via portal, o consumidor precisa ter uma conta de e-mail válida e realizar o cadastro no site. A partir de então poderá selecionar a empresa e/ou instituição financeira com a qual pretende negociar a dívida informando no campo “problema” a opção “dificuldade na renegociação/parcelamento de dívida”. É Importante que tenha em mãos a documentação relacionada ao débito/dívida e uma previsão de valor que possa desembolsar mensalmente.

Atendimento – 
O Procon Porto Alegre é exclusivo para residentes no município, que podem registrar reclamações diretamente pelo site, no atendimento eletrônico, ou pessoalmente, na rua dos Andradas, 686, térreo, Centro Histórico. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. São distribuídas 80 fichas diárias com atendimento por ordem de chegada. O consumidor também pode agendar atendimento presencial no site. São fornecidas 11 senhas diárias. Mais informações na página do Facebook.