Policial civil morto em ação é sepultado em Porto Alegre

Governador Eduardo Leite participou de velório acompanhado do vice, Ranolfo Vieira Júnior

Centenas de pessoas participaram do velório e do sepultamento de Edler Gomes dos Santos | Foto: Alina Souza/Correio do Povo

Autoridades participaram do velório do policial civil Edler Gomes dos Santos, morto em ação na cidade de Montenegro, nessa terça-feira (16). O sepultamento foi realizado nesta quarta, no Cemitério Jardim da Paz, na zona Leste de Porto Alegre. Familiares, amigos e colegas de corporação estiveram no local prestando a última homenagem ao agente. O governador Eduardo Leite adiou uma viagem que faria aos Estados Unidos e compareceu ao velório. O chefe do executivo estadual ressaltou que a queda nos índices de criminalidade é garantida por policiais que colocam sua vida em risco em prol da sociedade. “Por isso, a gente agradece a essas pessoas todas que trabalham e fizemos a nossa homenagem a partir do Edler”, afirmou.

Governador Eduardo Leite acompanhou velório ao lado da Chefe de Polícia e do vice-governador | Foto: Alina Souza/Correio do Povo

Eduardo Leite considerou que o alto número de policiais mortos no Estado em 2019 se deve à presença das forças de segurança nas ruas. A mesma posição foi compartilhada pelo vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior. “Talvez seja exatamente pela intensidade das ações de segurança pública (…) é que acabaram acontecendo esses fatos”, declarou.

A chefe de Polícia Civil, delegada Nadine Anflor, garantiu a continuidade da operação que culminou com a morte de Edler. O policial participava de uma ação contra o roubo de gado no Vale do Caí. O inquérito vai prosseguir na Delegacia de Montenegro. “As perícias foram feitas e o local foi completamente isolado”, explicou a delegada.

Foto: Alina Souza/Correio do Povo

Edler Gomes dos Santos tinha 54 anos. O policial era casado e tinha duas filhas. O sepultamento contou com uma salva de tiros e com as sirenes das viaturas acionadas.